The Washington Post - Portal Imprensa "> The Washington Post - Portal Imprensa ">

"Tropa de Elite" leva Brasil a discutir violência, diz The Washington Post

"Tropa de Elite" leva Brasil a discutir violência, diz The Washington Post

Atualizado em 22/10/2007 às 13:10, por Redação Portal IMPRENSA.

"Tropa de Elite" leva Brasil a discutir violência, diz The Washington Post

O diário americano The Washington Post publicou, nesta segunda-feira (22), matéria em que afirma que o filme "Tropa de Elite' vem levando todo mundo no Brasil - "das favelas às coberturas e até nos gabinetes oficiais" -a discutir a violência no Rio de Janeiro.

O jornal, ao descrever o longa como sendo "centrado nos policiais que combatem as gangues de traficantes de drogas que controlam as favelas do Rio", destacou o fato de ele ter sido pirateado e ter chegado aos espectadores mesmo antes da estréia.

"Mesmo antes de ser lançado nos cinemas, neste mês, "Tropa de Elite" já era o filme brasileiro mais visto da temporada: a principal empresa de pesquisas do país estimou que cerca de 11,5 milhões de adultos - e também um número desconhecido de crianças - já havia visto o filme em DVDs pirateados antes das primeiras projeções", comenta a reportagem.

O jornal comenta que a polícia tentou inicialmente proibir o lançamento do longa, por considerar que as cenas que mostram policiais torturando favelados exibiam uma imagem ruim da corporação. Mas "os críticos da polícia argumentam que o filme é muito simpático aos policiais corruptos, porque apresenta a ação a partir do seu ponto de vista", diz o texto.

A reportagem observa, ainda, que "Padilha disse que sua intenção era mostrar a guerra da perspectiva de um policial e deixar a audiência julgar se o policial é bom, mau ou ambos".

"Para aqueles com opiniões firmes sobre a violência do Rio, a recusa do filme em impor sua própria moral é ofensiva", diz o jornal, citando um colunista do jornal O Globo que classificou o filme de "fascista" por supostamente desculpar os abusos cometidos pela polícia nas favelas. Com informações da BBC Brasil.