"Troféu Mulher Imprensa" premia vencedoras da quinta edição em noite de festa

"Troféu Mulher Imprensa" premia vencedoras da quinta edição em noite de festa

Atualizado em 10/03/2009 às 12:03, por Thaís Naldoni/Redação Portal IMPRENSA.

Por

Na noite da última segunda-feira (09), foi realizada nas dependências do Bar Brahma, no centro da cidade de São Paulo (SP), a festa de entrega dos troféus da 5ª edição do "Troféu Mulher Imprensa", realizado pela revista e portal IMPRENSA, em parceria com Aberje e Maxpress, e apoio de "O Boticário" e General Motors (GM).

A festa, apresentada pela jornalista Soninha Francine, contou com a participação de dez das treze jornalistas premiadas, entre elas, Lúcia Hippolito (CBN), Sandra Annenberg (TV Globo), Mariza Tavares (CBN), Sônia Blota (Band), Gabriela Guerreiro (Folha Online), Roxane Ré, Eliane Brum ( Época ), entre outras.

Adolfo Vargas
Vencedoras da quinta edição do "Troféu Mulher Imprensa"

Em uma delicada homenagem aos presentes, o colunista do jornal O Estado de S. Paulo , Ethevaldo Siqueira, subiu ao palco e executou duas músicas com seu violino. Mais tarde a noite seria encerrada com apresentação da cantora Mariana Belém, filha de Fafá de Belém.

Contribuição ao Jornalismo

Nesta sua quinta edição, o "Troféu Mulher Imprensa" criou uma categoria especial, que visa homenagear uma mulher em razão do seu trabalho em prol do desenvolvimento do Jornalismo no país. E foi Alice Maria Tavares Reiniger, a primeira mulher no Brasil a comandar uma central de Jornalismo - neste caso, a da TV Globo - e, mais tarde, a responsável pela implantação do canal de notícia Globo News, a escolhida para receber o "Troféu Mulher Imprensa de Contribuição ao Jornalismo".

Adolfo Vargas
Sinval de I. Leão entrega troféu à Alice Maria

Em seu discurso, Alice lembrou de Armando Nogueira, responsável por sua entrada na TV, em 1966. "Devo agradecer ao Armando Nogueira, um homem que acreditou no trabalho de uma pessoa muito jovem e uma mulher", disse. E completou. "Agradeço também à minha filha, que desde o primeiro mês de vida, dividiu a mãe com o telejornalismo", disse ao receber seu troféu das mãos de Sinval de Itacarambi Leão, diretor e editor responsável da revista IMPRENSA.

Sobre o "Troféu Mulher Imprensa"

Criado há cinco anos por IMPRENSA, com apoio da Aberje e do Maxpress, o "Troféu Mulher Imprensa" é uma homenagem às mulheres que mais se destacaram no jornalismo brasileiro.

A primeira fase do prêmio consistiu em um colégio eleitoral, no qual jornalistas de todo o Brasil - escolhidos aleatoriamente e quantitativamente por região, via mailling Maxpress - indicaram, por livre escolha, as mulheres que tiveram mais destaque em 2008, em cada uma das categorias listadas.

Adolfo Vargas
Cerca de 250 pessoas compareceram ao evento

Neste ano, o troféu premiou 13 categorias, sendo elas: âncora de rádio, âncora de telejornal, repórter de jornal, repórter de rádio, repórter de revista, repórter de site de notícias, repórter de telejornal, repórter fotográfica de jornal ou revista, colunista de jornal impresso, comentarista ou colunista de rádio, diretora e/ou editora de redação (qualquer mídia) e assessora de imprensa. A 13ª categoria é especial, na qual a redação da revista e do portal IMPRENSA, a ABERJE e o MAXPRESS, escolheram uma jornalista a ser homenageada.

A votação da segunda fase foi aberta ao público, sendo que as cinco mulheres mais votadas na primeira fase, em cada uma das 12 categorias, foram apresentadas através de cédulas eletrônicas. Cada internauta teve direito a um voto por e-mail. No final da votação, a mais votada de cada categoria foi considerada a vencedora.

e conheça as vencedoras desta edição.

Leia mais

-

-