Troféu Mulher IMPRENSA 2011 apresenta finalistas da categoria Comentaristas de Rádio
Troféu Mulher IMPRENSA 2011 apresenta finalistas da categoria Comentaristas de Rádio
Conhecido pela segmentação e a capacidade de adaptar-se ao ouvinte, hoje o rádio concentra ampla maioria de profisionais femininas em comparação a outros meios. Pensando nisso, a 7ª edição do Troféu Mulher IMPRENSA - realizada pela IMPRENSA Editorial, com patrocínio do Banco Itaú e em parceria com a Maxpress e o Club A - também contempla a comentaristas de rádio. As finalistas dessa edição representam rádios de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
A cientista política, historiadora e jornalista Lucia Hippolito é uma grande concorrente, tendo ganhado o Trofeu Mulher, por categorias e anos diferentes, em cinco ocasiões. "Nas redações, como em outros ambientes profissionais, a mulher veio para ficar. Ocupa espaços e obtém importantes conquistas. Mas ainda falta obter a igualdade salarial", afirma ela. Atualmente, é comentarista política da Rádio CBN e da Globonews, além de âncora do CBN Rio. Neste ano, Lucia também concorre na categoria Comentarista e colunista de TV.
Representando a região sul está Rosane de Oliveira, comentarista da Rádio Gaúcha, onde apresenta o programa "Gaúcha Atualidade". Rosane também é editora de política do jornal Zero Hora e articulista do Jornal TVCOM. "No Brasil, estamos acostumados a ver as mulheres em cargos de destaque. Há pouco mais de quatro anos visitei a redação de um grande jornal em Tóquio e fiquei chocada: todos os editores eram homens". Ela também ressalta que é muito bom ser finalista de um prêmio sem fazer campanha. "Interpreto essa indicação como um reconhecimento ao meu trabalho, que é de operária da comunicação", diz.
Concorre também Dora Kramer, comentarista da BAND News FM. Formada em jornalismo pela Casper Líbero, Dora trabalhou nos diários Folha de S.Paulo e Jornal do Brasil . Hoje é articulista do jornal O Estado de S. Paulo e, nesse Troféu Mulher Imprensa, também concorre como Colunista de Jornal Impresso. "Especificamente na nossa área as mulheres, ocupam espaço maior que os homens, a razão eu não sei, mas talvez os atributos do gênero feminino se adéquem melhor às exigências". Ela destaca que fica honrada de participar do prêmio, o qual considera um excelente reconhecimento.
Também foram indicadas como finalistas, Mônica Bergamo, comentarista da BAND News FM, que já atuou nas revistas Playboy , Veja, Veja São Paulo e hoje é repórter especial da Folha de S.Paulo ( também concorrente em Colunista de Jornal Impresso); e Miriam Leitão, comentarista de economia da Rádio CBN, colunista do jornal O Globo e comentarista de economia da TV Globo (também concorrente em Comentarista de TV e Colunista de Jornal Impresso).
Além das categorias abertas à escolha popular, o Troféu Mulher Imprensa ainda premia uma jornalista pela "Contribuição ao Jornalismo", em reconhecimento ao histórico de carreira e à importância da homenageada no desenvolvimento da comunicação no país. A votação, aberta até o dia 15 de fevereiro de 2011, está disponível no site do
Leia mais





