Tribunal rejeita recurso contra condenação de jornal por artigo difamatório sobre J.K. Rowling
O Tribunal de Apelações de Londres rejeitou um recurso apresentado pelo grupo Associated Newspapers contra uma condenação que concedia direitos à escritora em um caso de difamação apresentado contra o tabloide britânico The Daily Mail.
Atualizado em 15/05/2015 às 12:05, por
Redação Portal IMPRENSA.
Crédito:Divulgação Escritora ganhou direito de resposta após ofensas de jornal
Em 2013, o jornal havia publicado um artigo com ofensas à autora. Intitulado "Como a história sentimental de J.K. sobre seu passado como mãe solteira surpreende e confunde os fiéis que cuidaram dela", usou como base um texto escrito dias antes pela escritora no site da organização de pais solteiros Gingerbread, no qual ela relatava um episódio quando foi assediada por ser mãe solteira quando ajudava em uma igreja.
Em maio do ano passado, a publicação se desculpou publicamente e disse que a indenizará pelos danos causados. Rowling argumentou durante o julgamento no Tribunal Superior que as insinuações do jornal foram "injustas", "enganosas" e haviam prejudicado sua reputação, além de causar constrangimento.
De acordo com a EFE, a Associated Newspapers e a escritora chegaram a um acordo, mas o Supremo Tribunal concedeu a Rowling o direito de emitir uma declaração pública para explicar sua versão dos fatos. O grupo de mídia reconheceu o pedido de resposta, mas recorreu da decisão por discordar de alguns pontos da sentença.





