Tribunal de Londres estréia arquivo de processos digital
Tribunal de Londres estréia arquivo de processos digital
O tribunal londrino de Old Bailey inaugura, nesta segunda-feira (28), um arquivo digital com mais de 210 mil documentos, envolvendo processos que abrangem os anos de 1674 até 1913 e que estão, a partir de agora, disponíveis para pesquisadores e curiosos.
Além dos casos relativos a pessoas completamente desconhecidas, também estão na rede os escândalos de celebridades - como o processo por homossexualidade do escritor Oscar Wilde, que causou polêmica na sociedade na época, ou o caso do Doutor Hawley Harvey Crippen, famoso por matar a mulher e enterrá-la no jardim, tentando fugir depois com a amante, os dois disfarçados de marinheiros.
"A partir de hoje, pessoas do mundo inteiro podem visitar gratuitamente o site e estudar os detalhes de um vasto número de crimes: do furto ao roubo, do seqüestro ao homicídio", diz o professor Robert Shoemaker, coordenador do projeto realizado em parceria com as universidades de Sheffield e Hertfordshire e a Open University.
O arquivo virtual contém mais de 120 milhões de palavras e 195 mil imagens, número recorde no Reino Unido para uma base de dados relativa à vida cotidiana da população. Justamente por isso, afirmam os organizadores, o arquivo de Old Bailey se torna uma verdadeira mina de ouro para os estudiosos interessados.
As informações são da Folha Online.
Leia mais:






