Tribunais dos EUA discutem disputas por palavras-chaves na internet
Tribunais dos EUA discutem disputas por palavras-chaves na internet
Os tribunais dos Estados Unidos estão discutindo o uso de marcas registradas para a publicidade online por meio dos polêmicos "links patrocinados". Para ativar "links patrocinados" em páginas de pesquisa, muitas marcas registradas estão sendo utilizadas por terceiros como "palavras-chaves" por sites de busca.
Num primeiro momento, entendeu-se que anunciantes poderiam utilizar marcas registradas de terceiros para anúncios de palavras-chaves, mas a grande controvérsia legal diz respeito ao fato de uma empresa utilizar como palavra-chave para publicidade online uma marca registrada em nome de outra, em geral concorrente e atuante no mesmo setor.
Uma das questões discutida é se o uso de marcas registradas em anúncios online de palavras-chaves constituiria um "uso em comércio". Para alguns, uma marca registrada na Internet pode ser usada para ativar um link patrocinado porque não é, necessariamente, vista pelo consumidor como se estivesse sendo utilizada em um produto.
É provável que os tribunais americanos sigam a tendência de considerar que os consumidores não estão sendo enganados por meio de qualquer anúncio online baseado em palavras-chaves relacionadas com marcas registradas.
Os principais sites de busca desenvolveram suas próprias políticas e procedimentos de reclamação relativas à publicidade online. O Google, por exemplo, irá tirar de circulação um link patrocinado caso o legítimo proprietário de uma marca registrada reclamar que sua marca está sendo usada no texto ou título de outra empresa.
As informações são so site Expresso da Notícia
Leia mais






