Tribo da Papua Nova Guiné processa Jared Diamond, Pullitzer da New Yorker
Tribo da Papua Nova Guiné processa Jared Diamond, Pullitzer da New Yorker
Tribo da Papua Nova Guiné processa Jared Diamond, Pullitzer da New Yorker
PorO ganhador do prêmio Pulitzer, Jared Diamond, que publicou matéria na revista The New Yorker sobre conflitos em Papua Nova Guiné, está sendo processado juntamente com a revista. Dois cidadãos do país afirmam que o biólogo e escritor os difamaram num artigo colocando-os como protagonistas de uma guerra tribal responsável por trinta mortos. Os cidadãos afirmam que o ganhador do prêmio inventou a história. Após a publicação os responsáveis pela ação afirmam que corre perigo por terem sido tachados de homicidas e estupradores e pedem à justiça uma indenização de US$ 10 milhões de dólares.
A comunidade antropológica vive dias agitados após a revelação da suposta fraude no dia 21. As informações foram divulgadas pelo site de crítica de mídia StinkyJournalism ("Jornalismo Fedorento"). No artigo intitulado "O Colapso Factual de Jared Diamond" escrito pela diretora do site, a artista plástica Rhonda Roland Shearer, relata que a história é pura ficção e que as únicas verdades deste artigo são: os nomes dos personagens e dos clãs citados que supostamente teriam travado as batalhas (handa e ombal).
Na matéria a informação é que o membro do clã Handa, Wemp declarou guerra ao clã Ombal nos anos 90 pelo fato de Isum ter matado o tio de Wemp. O autor também foi criticado por Stephen Jay Gould viúva de um grande biólogo e Diretora do Laboratório de Pesquisa e Arte e Ciência, em Nova York. A porta-voz da revista The New Yorker disse à agência Associated Press que defende o repórter. Até o momento Diamond não se pronunciou.
Leia mais






