Três prêmios Pulitzer desapareceram nos EUA

Três prêmios Pulitzer desapareceram nos EUA

Atualizado em 29/01/2008 às 18:01, por Redação Portal IMPRENSA.

Três Prêmios Pulitzer desapareceram em Nova York, em circunstâncias estranhas, de um cofre da revista americana Newsweek . Jornalistas da casa os receberam em 1954, 1970 e 1974, com reportagens sobre a corrupção na venda de terrenos e sobre tráfico nacional e internacional de heroína.

Como os prêmios têm um valor muito elevado, inclusive simbólico, em 1998, foram feitas cópias das medalhas. Com autorização da Universidade de Columbia, administradora dos Pulitzer, as cópias ficaram expostas ao público nos escritórios centrais da Newsweek , e os originais, guardados no cofre.

Em outubro de 2007, as imagens das medalhas surgiram na Internet para venda em leilão. Descobriu-se então o roubo. Além das medalhas de ouro, sumiram do cofre, sem rastro algum, até os moldes de silicone usados para fazer as réplicas.

Uma investigação da Polícia localizou uma medalha no estado da Flórida e outra no estado do Texas. Como não havia sinal da terceira, o FBI entrou em ação. A medalha desaparecida estava em Dallas. Todas foram leiloadas na Heritage Auction Galleries, também em Dallas, no dia 29 de Setembro de 2007, com os lotes números 82329, 82340 e 82341. O valor pago por elas foi de, respectivamente, 4 mil, 4,5 mil e 7 mil dólares.

Só foi possível encontrar as peças roubadas por um acordo confidencial entre o FBI e a casa leiloeira, que deu informações à polícia sobre as transações financeiras. Agora resta saber o autor do crime, como e quando os Pulitzer foram roubados.

Com informações do Diário de Notícias.