Três estudantes ficam feridos em protesto contra fechamento de TVs na Venezuela

Três estudantes ficam feridos em protesto contra fechamento de TVs na Venezuela

Atualizado em 29/01/2010 às 08:01, por Redação Portal IMPRENSA.

Na última quinta-feira (28), três estudantes venezuelanos ficaram feridos durante nova manifestação contra o fechamento da emissora a cabo RCTV. Em Caracas, a polícia utilizou balas de borracha e bombas de gás lacrimogêneo para conter os protestos.

Os promotores da manifestação estimam que duas mil pessoas participaram do movimento, também contrário ao racionamento de energia proposto pelo presidente Hugo Chávez.

Enquanto os manifestantes saíam às ruas da capital, Chávez os criticava em cadeia nacional pública de rádio e TV. Durante discurso de mais de cinco horas, acusou os estudantes de "trancar as avenidas da cidade" (Caracas).

A cadeia nacional convocada pelo governo impediu que as redes privadas transmitissem as manifestações contra o fechamento da RCTV e de outras cinco emissoras a cabo do país. Após o governo ter alegado a suspensão ocorreu por desobediência à legislação nacional, três dos seis canais comprovaram que não deveriam estar subordinados às leis venezuelanas -por terem a maior parte da programação produzida no exterior -e voltaram a funcionar normalmente na tarde de quinta.

Os protestos estudantis pelo silenciamento da RCTV -crítica ao governo -têm se espalhado pelas ruas do país. Segundo noticiou o jornal O Globo , dois estudantes, incluindo um partidário de Chávez de 15 anos, morreram nas manifestações.

Leia Mais

-