Treinamentos e bolsas para jornalistas com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o 1.º Programa de Treinamento em Jornalismo de Dados, desenvolvido pela Folha e pelo Google News Lab. O cur

Atualizado em 10/11/2017 às 08:11, por Redação Portal IMPRENSA.

Folha de S. Paulo e Google News Lab
so abordará a prática jornalística baseada nas ciências da computação, com foco na extração de informações a partir de grandes bases de dados. Crédito:Canva Com duração de três meses, entre 8 de janeiro e 6 de abril de 2018, o treinamento é aberto a programadores interessados em jornalismo e a jornalistas (ou estudantes de jornalismo) com interesses em programação.
A seleção para as 12 vagas será feita por prova online e dinâmicas presenciais. Serão oferecidas duas bolsas de ajuda de custo para candidatos que comprovarem necessidade de ajuda financeira. Ministrado em tempo integral, o programa não envolve remuneração.
Para mais informações, clique .
Universidade de Columbia em Nova York
Jornalistas de países de baixa renda podem se inscrever para este programa na Universidade de Columbia em Nova York. O Instituto para o Estudo dos Direitos Humanos está com inscrições abertas para o Programa de Defensores de Direitos Humanos. O curso será entre agosto e dezembro de 2018.
O programa utiliza os recursos da Universidade de Columbia e organizações internacionais como o Human Rights Watch e Witness para fornecer líderes comunitários habilidades e oportunidades de networking.
Por meio de workshops, seminários, aulas na Universidade de Columbia e encontros com políticos e potenciais financiadores, os participantes compartilharão suas experiências, refletirão criticamente sobre suas estratégias e planejarão futuras campanhas.
O HRAP é desenvolvido para advogados, jornalistas, médicos, professores, assistentes sociais, líderes comunitários e outros ativistas de direitos humanos. Os candidatos devem apresentar prova de endosso institucional de suas organizações para sua participação no programa e devem se comprometer a retornar a essa organização.
Os candidatos de países de alta renda não serão considerados, exceto aqueles que representam comunidades marginalizadas. O ISHR pretende fornecer financiamento integral para cobrir os custos do programa dos participantes, bem como viagens e alojamento. Um estipêndio também é fornecido para despesas básicas.
As inscrições vão até 31 de janeiro de 2018. Para mais informações, clique .
Bolsa McGraw Fellowship
Jornalistas com no mínimo cinco anos de experiência podem se inscrever para a bolsa McGraw Fellowship, que leva profissionais para cobrirem economia e negócios na City University of New York (Universidade da Cidade de Nova York).
Os participantes passarão de um a três meses no campus da instituição. O objetivo é que eles produzam uma grande reportagem multimídia sobre temas de impacto na economia, tendo como foco o cenário norte-americano.
Ao fim do programa, é esperado que o jornalista publique seu trabalho em algum veículo local. Serão oferecidos U$ 5 mil (R$ 16,4 mil) por mês para cobrir gastos com viagem, estadia e apuração.
Interessados devem preencher um formulário com sugestão de pauta, exemplos de trabalhos publicados e cartas de referência até 15 de dezembro. Mais informações, clique .
Saiba mais: