Tragédia no Haiti é destaque nos principais jornais do Brasil e do mundo
Tragédia no Haiti é destaque nos principais jornais do Brasil e do mundo
Os principais jornais do Brasil e exterior dedicaram destaque nesta quinta-feira (14) ao pior terremoto do Haiti nos últimos 200 anos. Informação divulgada pelo presidente haitiano René Peval é de que o tremor possa ter resultado entre 30 mil e 50 mil mortos no país. Pelo menos 15 brasileiros estão entre as vítimas do abalo sísmico.
Os jornais Folha de S.Paulo , O Estado de S. Paulo e O Globo trazem imagens e manchetes que contextualizam a catástrofe no país latino. No veículo da família Frias, o tema é destaque do caderno "Mundo", sob o título "Haiti em Ruínas". Já o Estado publica um especial com os pormenores da tragédia, contendo análise histórica sobre o país, os danos causados à população e ao frágil sistema de infraestrutura, além dos esforços de vários países na oferta de auxílio ao Haiti.
Os três jornais também destacam a presença dos brasileiros no país. Até o momento, sabe-se que pelo menos 14 militares -que integravam a missão de paz no Haiti- morreram durante o tremor. Os veículos também trazem apelos de pessoas em busca de informações sobre parentes que estavam em Porto Príncipe, capital do país e principal epicentro do abalo.
A Folha e O Estado de S.Paulo também trazem a biografia e os trabalhos da médica pediatra e sanitarista Zilda Arns - fundadora da Pastoral da Criança, entidade ligada à Congregação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que morreu em Porto Príncipe. Indicada ao prêmio Nobel da Paz pela contribuição à redução da mortalidade infantil no Brasil e em diversos países, Zilda concedia palestra no momento do terremoto.
Na imprensa internacional, o site do jornal norte-americano The New York Times destaca o abalo sísmico, com o título "Haiti em ruínas". Além de imagens e informações sobre a posição dos EUA em relação ao auxílio financeiro e humanitário no desastre, o veículo traz na parte direita da tela uma área com opinião de articulistas sobre a tragédia no país.
O site da rede de televisão CNN veicula ainda reportagens sobre a busca por sobreviventes em escombros no país, em meio a falta de iluminação na cidade de Porto Príncipe. Já no espanhol El País , a manchete da página na internet informa: "Tremor devastador no Caribe". O jornal publica imagens da capital, análise sobre a história do Haiti, além de um editorial sobre a tragédia.
| Reprodução/Reuters TV |
| Vítima do terremoto |
Leia Mais
- 





