TRAÇO: O PAPA-SALÕES

TRAÇO: O PAPA-SALÕES

Atualizado em 12/08/2009 às 19:08, por Redação Revista IMPRENSA.

Dalcio Machado, chargista do jornal campineiro Correio Popular , conquistou seu primeiro prêmio na área de ilustração aos 17 anos. Hoje, aos 37, totaliza 96 troféus. Isso significa que, em duas décadas, sua média é de 4,8 prêmios por ano. Sua fama, portanto, não podia ser diferente: papa-salões. Uma denominação, que ele garante, não o incomoda: "Para ganhar meus 97, perdi uns 300." A quantidade é proporcional à qualidade de seu trabalho. Suas ilustrações são versáteis e inevitavelmente contam uma boa história, seja por meio de traços coloridos ou em preto e branco, simples ou complexos, num cenário limpo ou repleto de detalhes. Para captar a realidade e transformá-la em uma cena de humor, Dalcio lê diariamente dois jornais e fica conectado, durante todo o dia, na internet.

O vasto portifólio de prêmios o gabaritou para também ser jurado. Entre os concursos que julgou estão os salões Internacional de Humor de Piracicaba, do Piauí, de Desenho para a Imprensa de Porto Alegre e o Universitário de Humor, no qual já concorreu dez vezes. O fato de ter passado pelo outro lado da bancada dificulta ainda mais, segundo ele, sua participação como concorrente, já que "sempre irão exigir mais de você, para não ficar aquela história chata de panelinha". Além disso, Dalcio afirma que cada jurado recebe um impacto diferente da mesma obra: "O segredo é agradar a si próprio antes de fechar o envelope."

As ilustrações de Dalcio Machado podem ser conferidas na seção "Traço" da edição 248 da revista IMPRENSA. Algumas extras, que não entraram na edição impressa, disponibilizamos a seguir.