"Tortura Nunca Mais" exige a abertura dos arquivos militares

"Tortura Nunca Mais" exige a abertura dos arquivos militares

Atualizado em 02/05/2005 às 10:05, por Redação Portal Imprensa.

Em matéria publicada ontem (1º de Maio), o jornal a Folha de S. Paulo expôs mais provas e relatos de tortura no período militar. Tendo em mãos essa matéria, movimentos sociais ligados aos direitos humanos - em nota à imprensa - solicitam a abertura dos arquivos militares referentes aos anos de chumbo da ditadura militar. Confira abaixo a nota divulgada:

NOTA À IMPRENSA
Os Grupos Tortura Nunca Mais de São Paulo, do Rio de Janeiro, do Paraná e da Bahia, o Centro Santo Dias de Direitos Humanos, o Movimento Nacional de Direitos Humanos e os cidadãos que lutam pelo respeito aos Direitos Humanos, chocados diante das descrições de torturas e violações desumanas, feitas com detalhes, por antigos recrutas do Exército que atuaram na repressão ao movimento de resistência o Araguaia nos anos 70, publicadas na Folha de S. Paulo de hoje, vêm a público informar que:

- A tortura é crime de lesa-humanidade - portanto, imprescritível e inafiançável.
- A matéria prova que a ditadura militar brasileira durante 1964 a 1985 praticou as piores crueldades e perversidades usando a tortura como método e sistema de sustentação política.
- Essa é mais uma das razões para que se abram os arquivos militares total e imediatamente, para que tenhamos direito à verdade dos fatos sobre a história do Brasil e para os familiares dos torturados, mortos e desaparecidos, vítimas dos criminosos que agiam em nome do Estado, possam cobrar dignidade e Justiça.
- Essas provas publicadas pelo jornal devem ser encaminhadas inclusive aos tribunais internacionais de Direitos Humanos, já que os torturadores continuam impunes.
- Não se pode comparar a heróica ação militar brasileira na Europa contra o nazi-facismo, durante a 2ª Guerra Mundial, com a abominável repressão militar brasileira no Araguaia ou em qualquer outra parte do Brasil.

São Paulo, 1º de Maio de 2005

Grupo Tortura Nunca Mais - São Paulo
Grupo Tortura Nunca Mais - Rio de Janeiro
Grupo Tortura Nunca Mais - Paraná
Grupo Tortura Nunca Mais - Bahia
Centro Santo Dias de Direitos Humanos
Movimento Nacional de Direitos Humanos