Torre de afiliada da TV Globo, em Aracaju (SE), corre risco de desabar

Torre de afiliada da TV Globo, em Aracaju (SE), corre risco de desabar

Atualizado em 12/04/2010 às 15:04, por Eduardo Neco/Redação Portal IMPRENSA.

Por

*Atualizada às 21h13

A torre da TV Sergipe, afiliada à Rede Globo, estaria sob risco de desabamento em decorrência das chuvas que atingiram a cidade de Aracaju no último final de semana.

O equipamento, localizado em uma área elevada do bairro Cidade Nova, Zona Norte, não foi afetado, segundo informações da Defesa Civil local repassadas ao Portal IMPRENSA, mas um dos muros de arrimo que sustentam a estrutura que abriga a torre sofreu rachadura por conta dos deslizamentos de terra.

Apesar da configuração do morro não ter sido drasticamente alterada, a Defesa Civil da cidade isolou a área; cobriu as partes expostas às chuvas com lonas impermeabilizantes; e removeu doze famílias moradoras da base do elevado, depois encaminhadas para hoteis da região, segundo informa o site Plenário.

A probabilidade de queda da torre é considerada pela Defesa, mas o órgão aguarda o fim da temporada de chuvas, iniciada no último sábado, para requisitar exame geológico do terreno, o qual determinará se a estrutura deve ser removida ou não.

TV nega abalo na estrutura da torre

Em nota à imprensa, a TV Sergipe negou que a torre de transmissão da emissora estivesse sob algum risco. O local em que a estrutura se encontra, segundo o comunicado, "está estabilizado".

A afiliada declarou que as infiltrações devido às fortes chuvas não abalaram a composição do terreno e que a região era monitorada por uma empresa responsável pela avaliação de potenciais anormalidades.

Um estudo topográfico encomendando pela própria emissora comprovaria que não há perigos de desmoronamento do complexo que sustenta os equipamentos de transmissão.

Leia mais