Tony Bellotto e Joaquim Nogueira participam do programa Dois a Um, do SBT

Tony Bellotto e Joaquim Nogueira participam do programa Dois a Um, do SBT

Atualizado em 28/04/2005 às 10:04, por Fonte: SBT.

O programa DOIS A UM, com apresentação da jornalista Mônica Waldvogel, no ar pelo SBT neste domingo, 1º de maio, 0h20, recebe os escritores de literatura policial Tony Bellotto e Joaquim Nogueira.

Os livros dos dois romancistas fazem parte da coleção de obras policiais de uma das mais importantes editoras do gênero, a Companhia das Letras. Durante o programa, os entrevistados contam suas trajetórias e revelam o segredo do sucesso literário. Tony Bellotto fala de seus três livros, "Bellini e o Demônio", "Bellini e a Esfinge" e o recém lançado "Bellini e Os Espíritos", que utilizam São Paulo como cenário das histórias do solitário detetive Bellini. Ele conta ainda que o fato de ser famoso em outra atividade pode ajudar, mas também atrapalha sua carreira como escritor, já que as pessoas ainda julgam que um guitarrista não pode ser um escritor e vice-versa.

Joaquim Nogueira, advogado e ex-delegado de polícia, também revela como escreveu suas obras, "Informações sobre a Vítima" e "Vida Pregressa", nas quais utilizou a experiência de 12 anos de plantonista, em uma delegacia de São Paulo, como referência para as histórias que trazem como protagonista o "tira" Venício. Os personagens de ambos mostram muitas semelhanças, não só pela profissão de detetive, mas também por viverem à margem da sociedade e não terem um relacionamento afetivo estável. Tony Bellotto e Joaquim Nogueira conseguem conduzir suas literaturas de suspense, com regras e métodos parecidos, mas transportam seus leitores a mundos completamente distintos.

O DOIS A UM é exibido pelo SBT logo depois da Sessão das Dez e Meia.