Tom Stoppard, presença na Flip, participa de programação especial em São Paulo

Tom Stoppard, presença na Flip, participa de programação especial em São Paulo

Atualizado em 01/07/2008 às 14:07, por Redação Portal IMPRENSA.

O dramaturgo e roteirista britânico Tom Stoppard, destaque da Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP) - que acontece de 2 a 6 de julho, na cidade de Parati, no Rio de Janeiro - vem para São Paulo na próxima segunda-feira (7) participar de uma programação especial.

Elaborado por British Council, Cultura Inglesa e SESI-SP, o evento com Stoppard será aberto ao público, com entrada franca, mas é necessário fazer reserva antecipada. O britânico será entrevistado pelo dramaturgo Aimar Labaki, na Sala Cultura Inglesa do CBB - Centro Brasileiro Britânico, às 15 horas.

Entre os dias 3 e 5 de julho, o Cineclube do SESI Vila Leopoldina exibirá os filmes "Brazil, O Filme", "Shakespeare Apaixonado" e "Bathgate - O Mundo a Seus Pés". Sob direção de Marco Antônio Pâmio, será realizada no dia 6 a leitura da peça "Rock'n Roll" (2006), inédita no Brasil, também na Sala Cultura Inglesa do CBB, sempre com entrada franca.

Jornalista e crítico de teatro, Stoppard escreveu vários trabalhos para rádio, televisão e teatro até estrear, em 1967, "Rosencrantz e Guildenstern Estão Mortos", no Fringe do Festival de Edimburgo.

Considerada obra prima da dramaturgia moderna, a peça abriu-lhe as portas para os principais teatros londrinos e para a Broadway. Seguiram-se a este texto outras 14 encenações, que conquistaram os mais cobiçados prêmios para teatro, incluindo três Tony e outros como John Whiting, The London Evening Standard, the Shakeaspeare Prize e Drama Desk.

Em 1999, Stoppard dividiu com Marc Norman o Oscar de Melhor Roteiro Original pela comédia "Shakespeare Apaixonado". O prêmio consagrou sua carreira de roteirista de cinema, iniciada em 1979 com "O Fator Humano", que prosseguiu com "Brazil", indicado para o Oscar Melhor Roteiro em 1985.

Dois anos depois, Stoppard roteirizou "O Império do Sol", dirigido por Steven Spielberg. E, em 1991, escreveu o roteiro de "Billy Bathgate", que rendeu a Nicole Kidman a indicação de melhor atriz coadjuvante para o Globo de Ouro.

Leia mais