"Todos os elementos têm que confluir para a mesma mensagem", diz editor da Época

No último sábado (30), Ricardo Mendonça, editor de política da Época, ministrou a Oficina IMPRENSA de Jornalismo em revista - edição e fechamento, abordando os processos que envolvem a produção de uma reportagem, desde a elaboração das pautas até a conclusão da matéria.

Atualizado em 05/08/2011 às 11:08, por Marion Dória.

Mendonça, editor de política da , ministrou a Oficina IMPRENSA de Jornalismo em revista - edição e fechamento, abordando os processos que envolvem a produção de uma reportagem, desde a elaboração das pautas até a conclusão da matéria.

Como escrever de forma que um leigo no tema retratado em um texto compreenda a mensagem que se pretende transmitir, sem ser muito pedagógico, foi uma das questões discutidas no curso. "O desafio é achar um equillíbrio", explicou Mendonça. A respeito da escolha das ilustrações, como fotos e infográficos, que, de acordo com Mendonça, contribuem para o convencimento do leitor sobre um ponto de vista, alertou que é preciso haver certa harmonia entre elas. "Todos os elementos têm que confluir para a mesma mensagem".

Mendonça analisou as reportagens , e , publicadas na revista Época , e relatou as curiosidades em torno da apuração de cada uma delas. Listou, ainda, algumas recomendações, que segundo ele, ajudam o repórter a escrever um texto mais "elegante", como por exemplo, evitar o uso de clichês. A importância do tom e da estrutura lógica de uma narração também foram destacadas pelo editor.

Frank Hornke, 27, repórter esportivo da RedeTV!, e Catarina Leite, 31, jornalista freelancer de revistas corporativas, que participaram da oficina, falaram ao Portal IMPRENSA sobre o que acharam do curso. Catarina disse que decidiu cursar a oficina para aprimorar o seu trabalho. "Queria saber como é que funciona. Atuo no segmento corportativo e pude ver como é na redação. Conheci as práticas do dia a dia". Já Hornke, que nunca trabalhou com produção de revista, revelou que conseguiu entender melhor como é a sua dinâmica. "Reforçou a minha vontade de trabalhar nesse tipo de veículo".

Confira a próxima programação no .

Leia mais


-


-

-