TJSP aumenta indenização que Eduardo Bolsonaro deve pagar a jornalista

Em decisão unânime dos desembargadores, o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) negou recurso do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e manteve a condenação de pagamento de indenização por danos morais à jornalista Patrícia Campos Mello, da Folha de S.

Atualizado em 23/09/2021 às 19:09, por Redação Portal IMPRENSA.

Paulo.
A indenização se deve a uma declaração de Eduardo Bolsonaro transmitida em maio de 2020 em live no YouTube do site bolsonarista “Terça Livre”.
Na ocasião, o deputado afirmou que a jornalista tentou seduzir uma fonte para obter informações que fossem prejudiciais ao presidente Jair Bolsonaro. Eduardo também compartilhou essas alegações em suas redes sociais. Crédito:Reprodução Eduardo Bolsonaro em live do Canal Terça Livre: condenação confirmada pelo TJSP e aumento no valor da indenização
A fonte em questão é Hans River do Nascimento, ex-funcionário da agência de marketing digital Yacows. Em dezembro de 2018, reportagem de Patrícia mostrou que, durante as eleições presidenciais daquele ano, uma rede de empresas, entre elas a Yacows, recorreu ao uso fraudulento de nomes e CPFs de idosos para registrar chips de celular e assim disparar lotes de mensagens favoráveis a políticos.
Convocado para depoimento à CPMI das Fake News no começo de 2020, Nascimento também disse que Patrícia se insinuou sexualmente em troca de informações para sua reportagem. Com base nesse depoimento, considerado fraudulento por membros da CPMI, Eduardo e outros membros da família Bolsonaro intensificaram os ataques à jornalista.
Na decisão desta semana, os desembargadores do TJSP aumentaram o valor da indenização de R$ 30 mil para R$ 35 mil.
Em janeiro, a Justiça já havia entendido em primeira instância que as acusações feitas por Eduardo ofendem a honra de Campos Mello e colocam em dúvida seu trabalho jornalístico e de sua empregadora.
Além de Eduardo Bolsonaro, o presidente Jair Bolsonaro e Hans River do Nascimento foram condenados a indenizar a jornalista por ataques machistas nas redes sociais.