TJ muda local do julgamento de ex-pastor acusado de matar radialista no RN

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte transferiu o julgamento do ex-pastor evangélico Gilson Neudo Soares do Amaral, acusado de ser um dos mentores da morte do radialista Francisco Gomes de Medeiros, para a comarca de Natal (RN).

Atualizado em 10/11/2016 às 13:11, por Redação Portal IMPRENSA.


Crédito:Divulgação
Segundo o G1, a decisão atende a um pedido da defesa de Amaral. O júri popular estava agendado para ocorrer no dia 16 de novembro em Caicó (RN), mas com a mudança de comarca será remarcado. No pedido, o réu defendeu que “há fundadas dúvidas sobre a imparcialidade do júri, diante do clamor popular e da repercussão social que teve o homicídio de F. Gomes”.
Esta já a terceira vez que o júri é adiado. Amaral deveria ter sido julgado em 16 de março, mas o procedimento foi remarcado porque o advogado dele, o defensor público Serjano Marcos Torquato Vale, não poderia comparecer. Um mês depois, o júri foi novamente adiado, uma vez que o réu desconstituiu em plenário, o advogado de defesa, Lucas Cavalcante de Lima.
O crime ocorreu em 18 de outubro de 2010. Francisco Gomes de Medeiros, mais conhecido como F. Gomes, tinha 46 anos e trabalhava na rádio Caicó AM. Ele foi atingido por três tiros de revólver na calçada de sua casa, no bairro Paraíba. O profissional chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.
De acordo com inquérito, o assassinato do comunicador foi encomendada por R$ 10 mil, mas apenas R$ 8 mil foram pagos. O dinheiro pertencia à igreja onde o ex-pastor pregava. O restante teria sido pago pelo tenente-coronel Moreira, apontado como principal financiador do crime.
O promotor Geraldo Rufino indicou que as denúncias feitas pelo radialista geraram o afastamento do oficial quando ele dirigia a Penitenciária Estadual do Seridó, o Pereirão. Outro acusado é o advogado Rivaldo Dantas, considerado o principal elo de ligação entre os envolvidos.