Times e Sunday Times obtêm autorização do governo britânico para compartilhar jornalistas

Pertencentes à empresa News UK, controlada pelo magnata da mídia Rubert Murdoch, veículos estão protagonizando a mudança para manter a compe

Atualizado em 24/07/2019 às 14:07, por Redação Portal IMPRENSA.

Em busca de alternativas para enfrentar a queda nas receitas que abala a indústria mundial de notícias, dois dos principais jornais da Inglaterra conquistaram permissão do governo britânico para dar início ao compartilhamento de jornalistas e outros recursos.
Pertencentes à empresa News UK, controlada pelo magnata da mídia Rubert Murdoch, o Times e o Sunday Times estão protagonizando a mudança para evitar a produção de conteúdo duplicado e manter a competitividade dos títulos. Crédito:Reprodução The Guardian O também britânico The Guardian repercute o que chama de "fusão" dos concorrentes Times e Sunday Times

Em comunicado conjunto, o editor do Times, John Witherow, e o editor do Sunday Times, Martin Ivens, negam a possiblidade de potenciais demissões. Apesar do compartilhamento de jornalistas, eles afirmaram que os veículos manterão enfoques editoriais distintos.
"Nosso futuro depende de tornar nossa excelência jornalística mais flexível, digital e disponível em outras mídias, como podcasts e emissoras de rádio", diz o comunicado, acrescentando que os dois títulos "têm um grande futuro, desde que se adaptem às mudanças que os cercam no mundo da mídia".
A News UK solicitou o compartilhamento de jornalistas ao Departamento de Mídia, Cultura e Esportes do governo britânico em janeiro último. Em abril, Jeremy Wright, responsável pelo Departamento, declarou que estava propenso a aceitar o pedido da empresa. Mas em seguida disse que precisava analisar melhor a solicitação, para "refletir as melhores práticas corporativas" aos veículos.
Em junho último uma consulta foi aberta para revisar a proposta. Após a News UK realizar mudanças no pedido inicial, nesta segunda, 23, Wright disse que o compartilhamento de jornalistas entre os dois veículos poderia ser feito. As condições para a permissão foram que o Times e o Sunday Times continuem sendo publicados como títulos independentes e que futuras mudanças de gestão dos veículos só sejam tomadas mediante decisão majoritária de seis executivos independentes que compõem a diretoria da News UK.