Times critica postura de Trump com capa que traz presidente encarando menina
A próxima capa da revista americana Times causou ampla repercussão nesta quinta-feira (21) na imprensa nacional e internacional. Nela, a revista traz uma montagem com o presidente americano Donald Trump recebendo uma criança imigrante que foi separada dos pais ao entrar no país ilegalmente com a frase "Welcome to America" (bem-vinda a América).
A próxima edição da revista vai circular a partir do dia 2 de julho. Em seu site, a Times traz uma entrevista com o fotógrafo John Moore, que fez a foto da menina hondurenha de dois anos (usada na montagem) chorando enquanto sua mãe era detida pelas forças de segurança na cidade de McAllen, no Texas, próxima da fronteira com o México. A fotografia, feita no dia 12 de junho, foi divulgada por vários jornais e sites nacionais e internacionais.
Segundo Moore, foi um momento muito difícil. "Esta fotografia foi difícil para mim. Assim que acabou, elas foram colocadas numa van. Tive de parar e respirar fundo várias vezes. Tudo o que queria fazer era pegar-lhe ao colo, mas não podia", contou o fotógrafo premiado com um Pulitzer.
Moore conseguiu transmitir todo o seu sofrimento na foto, que causou comoção internacional e acabou sendo usada pela Times para criar a montagem que insinua que o presidente americano está enfrentando a menina, além de critica a nova lei de imigração.
Nesta semana, a imprensa mundial mostrou crianças sendo mantidas em grandes gaiolas de metal em um galpão no Texas chorando pedindo pelos seus pais.
Nesta quarta-feira, Trump assinou um decreto presidencial que acaba com a separação das famílias de imigrantes ilegais quando chegam aos Estados Unidos, mantendo, ao mesmo tempo, a política de "tolerância zero". O documento prevê que pais e filhos fiquem todos detidos no mesmo espaço e por tempo indeterminado. Nos últimos meses, u mais de 2300 crianças foram separadas dos pais e familiares com quem atravessaram ou tentaram atravessar ilegalmente a fronteira.
Entenda o caso
No dia 7 de maio, o procurador-geral dos Estados Unidos (cargo equivalente a ministro da Justiça no Brasil), Jeff Sessions, anunciou que iria prender e processar qualquer pessoa que cruzasse a fronteira do país ilegalmente.
A medida ficou conhecida como política da tolerância zero e prevê que os adultos devem ficar detidos em prisão federal enquanto aguardam o julgamento e, como as crianças não podem ficar presas, elas são separadas de suas famílias.
Leia mais






