Texto e imagens - sinônimo de informação, sinônimo de fotojornalismo

O olhar do jornalista é o olhar de quem com palavras expressa o que seus olhos vivenciam. Transformar imagens em textos, ou associar imagens

Atualizado em 01/10/2015 às 01:10, por .

Artigo vencedor do Foca na IMPRENSA (setembro/2015), por Alexandre da Silva (FAPCOM)

a textos, para que seu público sinta as sensações do jornalista e o que ele quer informar. Transmitir em palavras e imagens informações irradiadas. Falar, tratar, escrever sobre a realidade dentro de imagens e expressões.

Jornalismo e fotografia podem caminhar opostos, porém, quando se juntam, temos o fotojornalismo, onde a verdade das lentes da máquina fotográfica é a verdade do texto jornalístico e vice-versa.

Mais que fotografar, ou a qualidade da imagem capturada, é saber o momento exato que a imagem, transformada em fotografia, informa uma história, um acontecimento, e assim, se traduz em informação, reflexão para a sociedade.

No fotojornalismo, o jornalista desenvolve um olhar diferenciado do mesmo. Vê a imagem como ponto de informação e reflexão. Não basta ser curioso, tem que ser, sagaz, audacioso. Ter vontade de fazer. O fotojornalismo é uma espécie exagero com pertinência, ou seja, a busca constante da verdade, e é isto que a sociedade cobra do jornalismo alimentado pelo olhar da fotografia.

Não é simplesmente um excesso de imagens, informações e mensagens, mas sim, se fotografar com um olhar jornalístico que traga emoção para o público, dentro de um posicionamento profissional ético, de transparência, e acima de tudo, de verdade.

A própria evolução nas formas de fazer jornalismo, dos meios de comunicação, a chamada mídia ninja, potencializam o jornalismo e fotografia, dentro de uma nova abordagem de como se fazer e transmitir e compartilhar informações em forma de imagem e conteúdo. A globalização, pela universalização e democratização das formas de escrever e registrar imagens, fotografar, são a marca deste novo ambiente digital em que convive o fotojornalismo.

O fotojornalismo se reinventa dentro desta nova perspectiva e abordagem de mercado, baseadas em atender as expectativas dos meios de comunicação, e por melhor dizer, de um público, cadê mais ávido por informação que inclua imagem e texto.

A relação do jornalismo com a fotografia neste novo momento da comunicação mundial exige do jornalista uma mudança na sua forma de pensar e agir, que vai muito além de uma mudança que valorize as questões tecnológicas que estão inseridas neste processo, mas também mudanças que o façam pensar e agir como um jornalista, que esteja pronto a quebrar conceitos, paradigmas. Se reinventar, dentro de uma profissão, e de como fazer fotojornalismo dentro do século XXI.

A presença da fotografia nos meios de comunicação, em especial, no jornalismo sempre será uma importante fonte de informação. A função do jornalista é informar seu público. A foto torna este caminho da informação mais verdadeiro e honesto, pois além de palavras, existem imagens, e contra fato e imagens, não existem argumentos, ou seja, a verdade traduzida e transmitida.