Terceiro acusado pelo assassinato de jornalista russa é solto

Terceiro acusado pelo assassinato de jornalista russa é solto

Atualizado em 27/05/2008 às 14:05, por Redação Portal IMPRENSA.

O checheno Tamerlan Majmudov, um dos quatro irmãos envolvidos no assassinato da jornalista russa Anna Politkovskaya - morta em Moscou no dia 7 de outubro de 2006 - foi colocado em liberdade condicional, informou nesta terça-feira (27) sua advogada de defesa, Laura Shambaeva.

"O auto de instrução indica que já foi feita uma investigação em torno de Tamerlan, por isso (sua soltura) não supõe obstáculo algum para o caso, e sua detenção pode ser substituída pela liberdade condicional", acrescentou Shambaeva.

Segundo a advogada, a decisão que liberou o acusado no último dia 20 diz que o papel dele no assassinato "foi secundário". Por outro lado, a Justiça russa não aceitou o pedido de liberdade condicional apresentado pelo advogado de Ibraguim Majmudov, irmão de Tamerlan.

Politkovskaya foi assassinada quando preparava um artigo sobre as torturas sistemáticas na Chechênia, que acabou publicado pelos seus colegas de redação cinco dias após a sua morte.

Nascida em Nova York em 1958, era considerada a jornalista mais crítica da política do então presidente e agora primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, especialmente sobre temas como a Chechênia e o Caúcaso Norte russo.

As informações são da EFE

Leia mais