"Tentamos não exagerar", revela responsável por capa vencedora do Líbero Badaró
Uma boa capa requer a junção da imagem e do texto certos. É preciso sensibilidade para unir essas duas linguagens em uma que faça o leitor bater o olho na primeira página e sentir a necessidade de ler o restante para entender melhor um fato.
Para Émerson Souza, diretor de fotografia do jornal Diário Catarinense , vencedor da categoria "Primeira Página" da 11 edição do Prêmio Líbero Badaró, esse trabalho que é feito "na cozinha da redação" nem sempre é reconhecido. Sendo assim, vê neste reconhecimento uma oportunidade de ser lembrado ao lado de reportagens de impacto nacional.
"Essa capa aconteceu no meio de uma tragédia, numa inundação em Santa Catarina. Quando chega essa época e outubro e novembro sempre temos situações como essa. Tínhamos várias fotos de inundações, de barcos na água, mas quando recebemos a foto do Cristiano Estrela percebemos que ela ia além daquela cobrança sobre a recorrência das inundações", relembra Souza.
Segundo o diretor de fotografia, a equipe não queria perder a foto, mas também não queria novamente fazer uma capa só com cobranças pela tragédia. "Queríamos fazer uma capa ao mesmo tempo bonita, mas com uma cobrança que não fosse exagerada, porque apesar de tudo, retrata as intempéries do clima", comenta.
"Tentamos não exagerar, mas dar uma dosagem boa entre imagem e o texto. Essa capa demorou umas oito horas para ser concluída. Quando terminamos, tínhamos certeza de quer teríamos um bom resultado com ela. Aqui está a prova", conclui Émerson Souza.
Prêmio Líbero Badaró
Iniciativa da revista e portal IMPRENSA, com apoio da Câmara Municipal de São Paulo e de associações ligadas à liberdade de imprensa, o Prêmio Líbero Badaró de Jornalismo visa estimular o desenvolvimento da imprensa brasileira, distribuindo R$ 72 mil aos melhores trabalhos jornalísticos do país, tanto de profissionais quanto de universitários.
A 11ª edição reconheceu as melhores matérias - veiculadas de 8 de abril de 2013 a 7 de abril de 2014 - em 10 categorias, mais duas categorias especiais: Grande Prêmio Líbero Badaró, à melhor matéria ou reportagem inscrita e Contribuição à Imprensa, que reconhecerá a contribuição à mídia brasileira feita por uma instituição, empresa ou pessoa física.
Confira os .





