"Temos de tomar partido diante de algumas situações", diz jornalista mexicano

Em entrevista ao El País, o jornalista mexicano Jorge Ramos comentou a atitude do pré-candidato à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, que o expulsou da coletiva de imprensa em Iowa, na última quarta-feira (26/8).

Atualizado em 28/08/2015 às 11:08, por Redação Portal IMPRENSA.

, o jornalista mexicano comentou a atitude do pré-candidato à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, que o expulsou da coletiva de imprensa em Iowa, na última quarta-feira (26/8). O profissional afirmou que os jornalistas precisam "enfrentá-lo" e "tomar partido" em situações como o racismo, a discriminação, a corrupção e os direitos humanos. Crédito:Reprodução/Reuters Live Jornalista foi expulso da coletiva por seguranças, mas voltou com o aval do político “Estamos diante de uma figura autoritária. Tudo acontece porque não gostou da minha pergunta. Quando lhe disse que não poderia deportar 11 milhões de pessoas e construir um muro de 3.000 quilômetros, seu rosto se desfigurou. Ele quis me tirar a palavra”, declarou.
Quando o profissional defendeu o direito de fazer a pergunta, Trump disse "volte para a Univision". O repórter insistiu e o magnata ficou irritado. "Desculpe-me, mas o senhor não foi chamado, sente-se", mandou. Ramos foi retirado da sala pelos seguranças, mas voltou depois com aval do político.
Ao jornal, Ramos disse que Trump "sabe que não pode deportar nem construir um muro" e que para os latinos essas atitudes lembram as ditaduras sul-americanas.
“Muitos jornalistas e políticos não se atrevem a enfrentá-lo. Trump obriga a nós, jornalistas, repensarmos nossa função na sociedade. Temos de tomar partido diante de algumas situações, como o racismo, a discriminação, a corrupção e os direitos humanos", afirmou.

Meses atrás, Ramos havia convidado Trump para ir a seu programa. Ele enviou uma carta manuscrita para fazer o convite. O magnata ignorou a oferta, mas publicou o documento na Internet, o que obrigou o jornalista a trocar seu telefone celular, incluído na correspondência.