Tem mais
Novos tempos, trazem novas demandas
Editorial
Retomamos as atividades do Portal IMPRENSA em uma nova casa, numa rede, o Mais pelo Jornalismo. É um projeto corajoso da Fernanda Lara, CEO do I’Max, que agregará iniciativas jornalísticas selecionadas por todo o Brasil.
É lá que está hospedada a extensa produção do Portal IMPRENSA, iniciado em 2002, e que consiste numa coleção com mais de 100 mil notas sobre o hard news do jornalismo, nas duas primeiras décadas do século 21.
Ainda temos a honra de anunciar que a Revista IMPRENSA (1987-2023), física e digital, está hospedada na Biblioteca Brasiliana Mindlin, da Universidade de São Paulo (USP), destinada à preservação de obras raras do Brasil. Esta instituição, mais do que especial, permite que o material histórico fique preservado, mas também acessível, de forma transversal entre as diversas áreas do conhecimento. Para quem não conhece, vale a visita. Mas assim que possível, o canal de pesquisa da BBM digital estará linkado no Portal IMPRENSA.
A IMPRENSA tem um histórico de mais de 30 anos (pesquise em linha do tempo), com três prêmios Esso, um Vladimir Herzog, entre tantos outros criados e recebidos pelo seu fundador, Sinval de Itacarambi Leão (leia em biografia).
Novos tempos, trazem novas demandas, por isso não esperem de IMPRENSA o que ele já foi. Começamos uma nova fase do zero, mas com a certeza de termos no DNA os princípios e os parceiros compatíveis, de longa data.
Neste momento, nos juntamos com a INTERCOM, Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, outra rede, para trazer as discussões e o conhecimento da ciência da comunicação. Serão projetos construídos para 2026.
Pelo teaser deste site, ainda em plantação, dá para notar que nossa árvore está estruturada na valorização da história e da cultura, do conhecimento e da educação. São softskills que tomam muitas formas no jornalismo, ainda mais num momento tecnológico em que as habilidades humanas se fazem urgentes. E por isso mesmo, a inovação também será presente neste espaço.
Nosso caminho é ser um portal que valoriza e constrói as narrativas futuras, que formarão o conjunto da história do Brasil. É de criar encruzilhadas que aproximarão as pessoas, os jornalistas nos seus mais diversos lugares de atuação. É fomentar ainda mais um ecossistema saudável e respeitoso.
Nossa árvore está estruturada na valorização da história e da cultura, do conhecimento e da educação. São softskills que tomam muitas formas no jornalismo, ainda mais num momento tecnológico em que as habilidades humanas se fazem urgentes.





