Televisões holandesas não exibirão filme anti-muçulmano produzido por deputado

Televisões holandesas não exibirão filme anti-muçulmano produzido por deputado

Atualizado em 06/03/2008 às 15:03, por Redação Portal IMPRENSA.

Nenhuma rede de televisão holandesa exibirá o filme que o deputado de extrema-direita Geert Wilders fez criticando o Corão e a religião muçulmana.

As televisões pediram ao deputado para ver o filme antecipadamente, e decidir se o exibiriam de forma integral, de acordo com o jornal De Volskrant . Mas Wilders exigiu às televisões, como condição indispensável para que vissem antes o material, que se comprometessem a exibi-lo integralmente.

A exigência foi considerada "irreal". "Seria como autorizar às cegas uma transmissão", explicou Carel Kuyl, redator-chefe do programa de opinião "Nova", transmitido na televisão pública.

Wilders apresentará seu curta-metragem "Fitna" (uma palavra árabe que significa desordem, caos, enfrentamento ou calvário), em entrevista coletiva que será realizada no centro internacional de imprensa de Haia-Nieuwspoort, e também através do site .

A direção do centro de imprensa de Nieuwspoort decidiu na noite da última quarta-feira (05) permitir que Wilders realizasse ali sua entrevista coletiva, embora ainda tenha que negociar com o deputado as medidas de segurança do evento. A data ainda não foi confirmada.

Diferentes organizações muçulmanas na Holanda denunciaram Wilders por ter comparado o Corão com o livro "Mein Kampf", de Adolf Hitler, mas o Ministério Público ainda estuda se nessas declarações do político há indícios de crime.

Com informações da EFE.

Leia mais