Telesur afirma que vídeo das Farc sobre morte de Marulanda não é de sua autoria
Telesur afirma que vídeo das Farc sobre morte de Marulanda não é de sua autoria
O canal de televisão sul-americano Telesur, com sede em Caracas, informou nesta quinta-feira (29) que o vídeo no qual a guerrilha das Farc confirma a morte de seu comandante número um, Manuel Marulanda, não é de autoria da emissora.
"A Telesur não fez o vídeo. Essa é a verdade (..) Apenas o recebemos e o assistimos, tal como teria feito qualquer jornalista; depois de verificar as fontes, o conteúdo e o rigor jornalístico, decidimos divulgá-lo", declarou Patricia Villegas, diretora de informação da rede, numa entrevista à televisão estatal venezuelana VTV.
No último domingo (25) a emissora mostrou um vídeo das Farc, no qual Timoleón Jiménez "Timochenko", um dos sete membros do secretariado da guerrilha, confirmava a morte, no final de março, do fundador e líder Manuel Marulanda "Tirofijo".
"Depois de todas as reflexões pertinentes (...) sobre sua origem e sobre sua veracidade sentimos a necessidade de divulgá-lo principalmente porque os nossos usuários tinham nesse momento o direito de informar-se sobre o que estava acontecendo", acrescentou Villegas.
Na quarta-feira, em entrevista à rede colombiana CN, o ministro da Defesa de Bogotá, Juan Manuel Santos, disse duvidar do local em que o comunicado das Farc teria sido gravado. "O Timochenko disse que nas montanhas da Colômbia. Mas não acho isso. Não me atrevo neste momento a dizer a partir de onde", declarou o ministro.
O exército colombiano tenta recuperar o corpo de Marulanda para determinar a causa de sua morte que, segundo o grupo insurgente, ocorreu por causa de um enfarte.
As informações são da AFP
Leia mais






