Telejornal da TV Brasil estréia com Lula e "não" venezuelano

Telejornal da TV Brasil estréia com Lula e "não" venezuelano

Atualizado em 04/12/2007 às 09:12, por Redação Portal IMPRENSA.

Na última segunda-feira (03), o telejornal da TV Brasil estreou destacando a vitória do "não" no referendo constitucional da Venezuela e reportagens com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Pela manhã, o telejornal trouxe três reportagens com o presidente, mas não fez qualquer referência à oposição. Todavia, na edição da noite, a oposição teve espaço. José Agripino, líder do DEM no Senado, falou sobre CPMF, e o senador Heráclito Fortes (DEM-SP) comentou a situação política da Venezuela.

O presidente Luiz Inácio apareceu em três ocasiões, informou a Folha de S.Paulo desta terça-feira (04). Lula falou da estréia da TV digital; comentou a votação para presidente do PT; e apareceu na reprodução de seu programa de rádio semanal, "Café com o Presidente".

Na tentativa de mostrar um novo olhar sobre a situação venezuelana, a TV Brasil exibiu um material produzido por uma emissora comunitária do país de Hugo Chávez. Fábio Zanini, responsável pela reportagem veiculada na Folha , comentou que a narração do material tinha português "sofrível".

Fabio Zanini acrescentou ainda que "o jornal teve um viés de autopromoção, com reportagens sobre a nova emissora e sobre ele próprio".

A reportagem da Folha lembrou que o telejornal também noticiou que o DEM entrou no STF (Superior Tribunal Federal) com uma ação direta de inconstitucionalidade contra a Medida Provisória que cria a TV.

Leia mais