Telecom Italia afirma que notícias sobre a fusão entre Tim e Vivo não têm fundamento

Telecom Italia afirma que notícias sobre a fusão entre Tim e Vivo não têm fundamento

Atualizado em 01/02/2008 às 15:02, por Redação Portal IMPRENSA.

A Telecom Italia negou a hipótese de uma fusão entre a TIM e a Vivo, duas importantes operadoras de telefonia móvel no Brasil. Em comunicado, a empresa italiana declarou que as notícias sobre o assunto não têm fundamento.

As duas operadoras têm a Telefonica como acionista comum e, na última quinta-feira (31), o jornal O Estado de S.Paulo noticiava a possibilidade de se permitir uma operação conjunta entre as duas operadoras, dentro de uma discussão maior em torno de uma reestruturação do setor de telefonia.

Essa seria uma forma de atender à Telefonica, sócia da Vivo junto com a Portugal Telecom, dentro de uma mudança maior nas regras que orientam o mercado, partindo da fusão entre a Oi e a Brasil Telecom (BrT). A Telefonica, junto com um consórcio de instituições italianas, entrou para o bloco de controle da Telecom Italia, dona da TIM.

Dessa forma, as ações ordinárias da TIM subiram 10,13% na Bolsa de valores de São Paulo.

Nesta semana, o ministro das Comunicações, Hélio Costa, disse que a idéia da reestruturação no setor é de que todas as empresas de telefonia possam ter suas demandas atendidas, e que as pendências resolvidas sejam sanadas com as novas regras que permitam a união Oi/BrT.

"Este é o momento que, se a Telefonica tem alguma pendência, que a apresente agora. Se outras empresas têm pendências, que as apresentem. Vamos estudar (uma reestruturação) não como uma proposta de uma empresa ou duas empresas, mas como um todo", finalizou o ministro.