Tecnologia: Jogo da verdade
Tecnologia: Jogo da verdade
Abaixo, a íntegra das entrevistas com especialistas sobre newsgame s - jogos baseados em acontecimentos reais do noticiário, inspirados em eventos políticos, sociais e culturais. A pauta foi assunto da edição impressa da revista IMPRENSA, número 246.
Geraldo Seabra, jornalista e autor de uma dissertação sobre newsgame s na Universidade Federal de Minas:
Revista Imprensa - O que te levou a fazer uma dissertação de mestrado sobre newsgame s ?
Geraldo Seabra - Tudo começou a partir de meus questionamentos em relação aos modelos atuais de jornalismo on-line, cujos suportes não se adequariam mais com os novos leitores de notícia, cada vez mais imersos em redes sociais onde ocorrem trocas incessantes de informação de interesse comum. Além disso, o modelo tradicional de jornalismo também não estaria mais dando conta da demanda exponencial por informação a partir do advento da Sociedade em Rede.
Pode citar alguns dos jogos mais emblemáticos e interessantes que conhece?
Em primeiro lugar, nunca fui um jogador de videogame, mal sei jogar cartas e sinuca. Isso apenas reforça o meu distanciamento crítico em relação ao tema tão polêmico. Não faço nenhuma apologia a favor de videogames, apenas aponto e reconheço os benefícios dos games como gerador de habilidades e competências para além da narrativa do jogo em si. Além de entreter, os games são excelentes propulsores de informação, capacidade que irá formatar a trajetória profissional e pessoal dos jovens do futuro. Falando agora de jogos interessantes, o game Civilization trabalha a cognição do jogador em prol de interesse de comunidades comuns, perspectiva levada a cabo pela "Teoria dos newsgame s ". A sua narrativa trabalha a informação ao levar o jogador a descobrir a construção e evolução da sua própria cultura. Outro videogame interessante usa o console Wii da Nintendo, que permite ações físicas do jogador num jogo de tênis, por exemplo.
Como se produz um newsgame atualmente? É simples?
Não sou bem um designer de games, apenas um pesquisador que reforça a idéia do uso dos suportes de games como emuladores de informação. A concepção da "Teoria dos newsgame s " parte de uma necessidade dos jogadores criarem os seus próprios jogos. Com o avanço da computação em nuvem, a construção de games pelos próprios jogadores ficará ainda mais facilitada, uma vez que as ferramentas e programas estarão disponíveis na rede gratuitamente. A ideia do jogo começa a partir de uma notícia formatada de forma tradicional na web. Exemplo: a guerra de traficantes no morro da Rocinha faz mais vítimas... A partir dessa notícia, os jogadores vão produzir o seu próprio jogo, que pode ser mediado por um dos seus participantes. Dentro da interface do game, os jogadores poderão fazer assinatura de novas notícias sobre o tema, usando a tecnologia RSS [agregador de conteúdo]. Os jogadores vão usar as novas informações como elemento narrativo dentro da trama, com a finalidade de buscar soluções para a questão do tráfico de drogas no morro. No final do jogo não existem vencedores ou perdedores, mas a produção e veiculação de uma notícia com o conjunto de soluções proposta pelos jogadores. A new news, ou simplesmente, a "nova notícia", será publicada na rede com objetivo de pautar governos, imprensa e comunidade para a tomada de decisões para resolver o problema. Portanto, a idéia do newsgame pode ser simples, mas a sua repercussão social é incomensurável.
Como o newsgame s se relaciona com o jornalismo?
Na verdade, a "Teoria dos newsgame s " propõe um novo modelo de jornalismo on-line, por meio do qual a notícia veiculada de forma tradicional é usada como base narrativa para dar partida no motor do jogo. Uma vez em andamento, o próprio jogo pode emular novas informações noticiosas que servirão de pauta para gerar mobilização social dos participantes a partir das comunidades virtuais às quais pertencem - ato virtual que pode contaminar comunidades reais dos jogadores, promovendo mudanças reais no cotidiano desses jovens. Gostaria de citar uma experiência em lanhouses cariocas. As salas de computadores estariam servindo para aproximar pessoas de favelas rivais. Isto está ganhando uma dimensão social muito grande. O pessoal tem usado para conversar com pessoas de morros vizinhos por sites de relacionamento, que não mais são jogos sociais. Através desses jogos, fazem amizades com quem antes considerava inimigo, furando as barreiras geográficas impostas pela própria guerra do trafico.
Gonzalo Frasca é uruguaio e pesquisador de videogames. PhD neste assunto pelo Center for Computer Games Research de Copenhague). Desenvolvedor do projeto Powerful Robot Games. Já foi editor de Ciência e Tecnologia da CNN en Español.
Revista IMPRENSA - newsgame s : por qual motivo leva esse nome?
Gonzalo Frasca - Eu criei o termo newsgame s ou news games para meu projeto newsgaming.com (a idéia era misturar notícias com jogos). Fui inspirado a começar esse trabalho quando era editor de ciência e tecnologia da CNN em Español.com, em Atlanta. Minha idéia era criar o equivalente a uma charge política, porém para a imprensa on-line. Por isso, associar com o videogame foi a opção mais natural.
Esse "fenômeno", se podemos chamar assim, existe há quanto tempo?
Casos isolados existem desde mais de uma década. Acredito que como fenômeno desenvolveu-se a partir de 11 de setembro 2001 [data dos ataques às Torres Gêmeas de Nova York], quando vários desenvolvedores criaram jogos on-line sobre o tema.
Você pode citar alguns dos newsgame s mais conhecidos atualmente?
"September 12th", "Darfur Is Dying", "Kuma War", "JFK Reloaded".
Esse tipo de manifestação também é ligada a uma crítica social?
Acredito que sim. Da mesma forma que nos anos 1960 os jovens faziam canções de protesto, e depois grafites, agora estão fazendo jogos.
Como se produz um newsgame ?
Geralmente são jogos em Flash que são produzidos em pouco tempo. Meu jogo "Madrid" foi feito em 48 horas. "September 12th" em três meses. Geralmente são projetos não-comerciais (salvo "Kuma War").
Qual a ligação do newsgame com o jornalismo?
Poucos jogos foram feitos por meios de comunicação. O New York Times lançou dois games que logo foram tirados do ar. Geralmente os jogos são caros de produzir, mas voltam virais e de grande beneficio para a imprensa.
LINKS
Veja na lista abaixo os endereços de alguns newsgame s famosos que podem ser encontrados na internet:
" "
" "
" "
" "





