Técnico do MJ diz que emissoras já têm condições de se adequar a fuso horário

Técnico do MJ diz que emissoras já têm condições de se adequar a fuso horário

Atualizado em 16/01/2008 às 15:01, por Redação Portal IMPRENSA.

Em entrevista ao programa "Revista Brasil", da Rádio Nacional, o diretor-adjunto do Departamento de Justiça, Classificação, Qualificação e Títulos do Ministério da Justiça, Davi Pires, afirmou que o nível técnico das emissoras de televisão brasileiras já permite que sejam feitos os ajustes de programação relacionados às diferenças de fuso horário pelo país.

Segundo Pires, há três alternativas para o ajuste da programação. "Uma diferença de horário poderia ser viável, não transmitindo [a programação] ao vivo para todas as emissoras filiadas. Se não for isso, talvez, retardando a programação. Assim, as emissoras teriam que gravar. E uma terceira possibilidade seria que a programação fosse adequada para um adolescente de 12 anos [que não teria] problemas para assistir à novela, por exemplo."

De acordo com informações da Agência Brasil, Pires lembra que a classificação indicativa tem a faixa horária livre - para crianças de até dez anos - que pode ser exibida em qualquer horário; a faixa de 12 anos é inadequada para a exibição antes das 20h; a faixa de 14 é inadequada para antes das 21h; a de 16, antes das 22h e a de 18, somente a partir das 23h.

O Ministério da Justiça tem um canal aberto na internet, para que a população faça reclamações, tire dúvidas ou deixe sugestões sobre as programações da televisão brasileira. Para acessar, clique .