TCU apresenta relatório sobre situação das fronteiras brasileiras em sessão plenária

O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), João Augusto Nardes, vai apresentar na próxima quarta-feira (9/9), durante sessão plenária em Brasília, um relatório oficial acerca da atual situação das brasileiras, principais pontos de passagem para o contrabando entre o Brasil e os países da América do Sul.

Atualizado em 08/09/2015 às 18:09, por Redação Portal IMPRENSA.

Contas da União (TCU), João Augusto Nardes, apresentará na próxima quarta-feira (9/9), durante sessão plenária em Brasília, um relatório oficial acerca da atual situação das brasileiras, principais pontos de passagem para o contrabando entre o Brasil e os países da América do Sul.

Na sessão, o ministro ressaltará, entre outras coisas, a baixa atuação do governo na defesa de áreas fronteiriças e o prejuízo de cerca de R$ 100 bilhões ao ano que o contrabando de materiais como o cigarro causam aos cofres brasileiros.

Como sugestão, o TCU prevê um novo plano de segurança das fronteiras que permita ao governo estabelecer metas claras, criar planos metodológicos eficientes no combate ao contrabando e maior transparência na avaliação dos resultados alcançados.

Em maio deste ano, IMPRENSA realizou a Oficina , que aconteceu em São Paulo (18/5) e Brasília (25/5) e colocou em pauta a cobertura jornalística do contrabando e de outras práticas ilegais. A oficina foi ministrada pelo jornalista Mauri König e ainda teve a presença do deputado Efraim Filho, os repórteres Raquel Brandão, do Estadão, e Alexandre de Paulo, do Metro News , entre outros.