Sustentabilidade e inovações são temas de Congresso Iberoamericano

Para jornalistas de veículos de comunicação digitais da América Latina, Espanha e Portugal, os temas mais importantes levantados durante o Sexto Colóquio Ibero-Americano de Jornalismo Online estão relacionados à busca por novos modelos de negócio e pelo alcance da sustentabilidade.

Atualizado em 04/06/2013 às 16:06, por Redação Portal IMPRENSA.



Segundo o blog Jornalismo nas Americas, o mais recente Colóquio Iberoamericano, que aconteceu nos dias 20 e 21 de abril, reuniu dezenas de jornalistas da América Latina e da Península Ibérica, explorando três temas principais: a sustentabilidade dos jovens meios digitais, a diversificação de suas receitas e a expansão de suas audiências.
Anne detalha em seu relatório as principais mensagens e conclusões do colóquio. De acordo com o documento, no segundo dia do evento foram discutidas com mais detalhe as diferentes fontes de receita ao alcance dos meios digitais da região.

Os participantes também falaram da atual dependência que muitos deles têm de doações de fundações, como as Open Society Foundations, e a necessidade de estudar cuidadosamente seus mercados e suas forças para entender as melhores maneiras de diversificar sua renda.

Depois de apresentar alguns dos modelos utilizados pelos meios digitais nos Estados Unidos, Anne assegurou que os meios latino-americanos e ibéricos podem aprender bastante com o exemplo uns dos outros, mas não devem seguir o mesmo caminho, dada as grandes diferenças entre as regiões, como o atraso tecnológico e a ainda forte presença do produto impresso na América Latina.

Todavia, Anne ressaltou a importância e as oportunidades de se colocar agora em uma posição de liderança no mundo digital.

“Com o avanço da infraestrutura tecnológica (na região), a vantagem dos meios tradicionais vai diminuir e os mercados favorecerão mais e mais as organizações que souberem lidar bem com esta transição – embora seus caminhos não sejam necessariamente idênticos aos de seus colegas dos Estados Unidos”, escreveu Anne.

Durante o evento, 14 sites da América Latina e Espanha também apresentaram seu conteúdo, como Animal Político, que obteve um enorme êxito no México com um mercado mais jovem, Confidencial da Nicarágua, que é uma das publicações trabalhando em construir uma rede de meios digitais na América Central, e Mi Voz, uma rede de jornalistas cidadãos no Chile.