Suprema Corte da Rússia adota resolução que garante liberdade na cobertura política

Suprema Corte da Rússia adota resolução que garante liberdade na cobertura política

Atualizado em 28/06/2010 às 09:06, por Redação Portal IMPRENSA.

A Suprema Corte da Rússia adotou na última semana, por unanimidade, uma resolução para os meios de comunicação em massa, assegurando total liberdade para a apuração e realização de reportagens pelos jornalistas que realizam coberturas políticas.

Segundo o jornal The Guardian , a nova medida isenta as agências de mídia da responsabilidade pelo conteúdo das declarações de campanha de um candidato. Entrevistas feitas com autoridades públicas e líderes de partidos e/ ou porta-vozes também ficam protegidas. Antes, as empresas de comunicação eram obrigadas a transmitir as declarações nos termos da lei eleitoral vigente no país.

A resolução da Suprema Corte faz com que os juízes russos possam diferenciar a averiguação de fatos que contribuam para um debate político democrático, e a publicação de matérias sobre a vida privada dos políticos.

A instituição jurídica garantiu o sigilo das fontes jornalísticas, exceto quando houver alguma ordem judicial contrária e quando todos os recursos para que a fonte não seja revelada estiverem esgotados. A medida também aborda uma interpretação na lei que permite o fechamento de empresas de comunicação no país.

A mudança na legislação também fala sobre a abordagem de fatos políticos em atrações humorísticas e a divulgação de programas em sites de notícias, fazendo com que o trabalho jornalístico na Rússia possa ser socialmente responsável e de qualidade.

Leia mais