STJ nega a policial federal pedido de indenização contra Estadão
STJ nega a policial federal pedido de indenização contra Estadão
STJ nega a policial federal pedido de indenização contra Estadão
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou o pedido de indenização e o de direito de resposta do policial federal Hercílio de Azevedo Aquino em uma ação por danos morais contra o jornal O Estado de S. Paulo .
Em julho de 1998, Aquino estava de plantão no aeroporto de Brasília quando um colega foi vítima de sequestro-relâmpago. Após o incidente, os dois decidiram fazer uma busca na tentativa de localizar os agressores. Quando estavam próximos à cidade de Águas Lindas, localizaram um carro que julgaram ser dos supostos sequestradores, mas que, na verdade, pertencia a uma família.
Como o condutor se recusou a parar, seu colega efetuou disparos de revólver que atingiram, por engano, uma mulher e seu filho. Os dois, então, levaram os feridos ao hospital e comunicaram o caso aos seus superiores, informou a Assessoria de Imprensa do STJ.
O Estadão publicou uma reportagem sobre o assunto, que para o policial federal "deturpou a verdade". No entanto, o veículo alegou que a notícia foi repassada aos jornalistas pela assessoria de imprensa da Polícia Federal e, também, pelo próprio ministro da Justiça na época, o atual senador Renan Calheiros. Além disso, a imprensa local teria publicado a mesma informação.
Segundo o ministro Sidnei Benetti, o policial fundou sua acusação no fato de que a matéria veiculada pelo jornal teria sido baseada em inveracidade de dados - o que não é verdade.
Leia mais






