Soldado que teria vazado documentos para WikiLeaks está inacessível para ONU

Soldado que teria vazado documentos para WikiLeaks está inacessível para ONU

Atualizado em 12/04/2011 às 11:04, por Redação Portal IMPRENSA.

O representante sênior da ONU para investigações sobre tortura, Juan Mendez, diz que está sendo impedido de fazer uma visita oficial ao soldado Bradley Manning, suspeito pelo vazamento de documentos confidenciais da diplomacia americana para o WikiLeaks, informou o The Guardian na última segunda-feira (11). Perante a interdição do governo americano, Mendez fez uma declaração rara criticando ao governo dos EUA.
"Eu estou profundamente decepcionado e frustrado pela prevaricação do governo americano em relação às minhas tentativas de visitar o senhor Manning", afirmou Mendez em um tipo de declaração normalmente reservada pela ONU para regimes ditatoriais- segundo o Guardian .
"Estou agindo sobre uma reclamação de que o regime do detento é cruel, de tratamento degradante e desumano ou tortura...até eu ver a evidência na minha frente, não posso dizer se o seu tratamento é desumano", justificou.
Manning está preso na base de fuzileiros navais em Quântico, na Víriginia, onde há relatos de que está cativo em condições precárias.
Mendez pediu para o Departamento de Defesa dos EUA uma visita oficial, na qual não haveria um guarda presente durante o encontro, mas lhe foi apenas concedido uma visita particular, na qual há um guarda presente e aquilo que for falado durante o encontro pode ser usado em seu julgamento.
O representante especial da ONU pediu para que o governo reconsiderasse a decisão, antes de ele emitir a declaração de censura ao governo, porém não recebeu a permissão.
O coronel Dave Lapan, porta-voz do Pentágono disse:" Nós não podemos, dentro das práticas da Quantico, garantir uma visita não-monitorada para um representante especial da ONU. Esta garantia é reservada somente para a comunicação entre advogado-cliente. " O coronel disse que há informações errôneas a respeito de Manning e insistiu que ele não está mantido em confinamento na solitária.



Leia Mais