Software vai possibilitar interatividade na estréia da TV digital

Software vai possibilitar interatividade na estréia da TV digital

Atualizado em 05/09/2007 às 10:09, por Redação Portal IMPRENSA.

Ao contrário do que muitos acreditam, tudo indica que a TV digital contará com o advento da interatividade desde a sua estréia em São Paulo, prevista para 2 de dezembro deste ano. Os conversores, que transformam sinal digital em analógico para recebê-lo nos televisores atuais, devem permitir também serviços semelhantes aos oferecidos pela internet - como compras e informações sob demanda.

O software responsável pela interatividade, chamado Ginga, é a única ferramenta brasileira no chamado padrão nipo-brasileiro de TV digital, e foi desenvolvido por equipes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e da PUC - Rio de Janeiro. Depois de seu desenvolvimento, ex-alunos da UFPB decidiram formar uma empresa, a Mopa Embedded Systems, para transformar o Ginga em produto. A idéia é que, até o final do ano, a empresa consiga quatro ou cinco fabricantes de conversores com o Ginga.

O custo do software ainda não está definido, assim como se haverá ou não canal de retorno no lançamento da TV digital - o canal de retorno é um serviço de telecomunicações que leva informações da cada do espectador para a emissora ou a internet.

O ministro das Comunicações, Hélio Costa, havia até anunciado que a TV digital estrearia sem interatividade, mas, segundo informações do jornal O Estado de S.Paulo , Costa parece ter revisto sua posição.