Sociedade Interamericana de Imprensa critica dificuldades de acesso a informações em sete países das Américas

Com sede em Miami, a Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP, na sigla em espanhol) criticou as dificuldades enfrentadas por jornalistas emeios de comunicação para acessar informações públicas em sete países das Américas: Colômbia, El Salvador , Estados Unidos, Guatemala, Paraguai, Peru e Porto Rico.

Atualizado em 22/12/2022 às 19:12, por Redação Portal IMPRENSA.


Publicado desde 2020, o índice Chapultepec da entidade mensura o acesso a informações em 22 países.
Crédito: Reprodução SIP
Tendo como referência a Declaração de Chapultepec, que estabelece que as autoridades devem ser obrigadas a colocar informações públicas à disposição dos cidadãos, a SIP declarou que os governos devem adotar o princípio da máxima transparência, respeitando os pedidos de informação por profissionais e veículos de imprensa e oferecendo a infraestrutura necessária para colocar as informações à disposição dos solicitantes.

Campanhas educativas

A entidade também defende um regime de sanções para punir os funcionários e as entidades públicas que negam a informação solicitada.

Outra pauta da SIP defende que sejam realizadas campanhas educativas para que os cidadãos saibam como apresentar solicitações de acesso a informações.
Além de criticar os governos que não atenderem as solicitações de informação, a SIP denunciou restrições impostas por autoridades a jornalistas, incluindo a não realização de coletivas de imprensa e a pressão para que funcionários públicos e fontes do governo se abstenham de fornecer informações à imprensa.