Sociedade Interamericana de Imprensa acusa Venezuela de boicotar encontro

Sociedade Interamericana de Imprensa acusa Venezuela de boicotar encontro

Atualizado em 10/10/2007 às 12:10, por Redação Portal IMPRENSA.

A Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) poderá, pela primeira vez, ter de mudar o país escolhido para sediar uma de suas reuniões anuais. O encontro deveria ser realizado em março na Venezuela, mas, segundo a entidade, os hotéis de Caracas, Ilha Margarita e Maracaibo vêm se recusando sistematicamente a hospedar os participantes. A SIP acredita que a recusa deve-se a pressões governamentais.

De acordo com o diretor da entidade, Julio Moñoz, os hotéis dizem que não podem receber os membros da reunião sem dar explicações. Em Maracaibo, um havia aceitado, mas depois voltou atrás em sua decisão. "Enxergamos isso como uma pressão externa, uma vez que a entidade tem uma posição bem clara sobre os problemas que envolvem a liberdade de expressão e o governo na Venezuela", disse o diretor.

O motivo da recusa, segundo a entidade, será um dos temas discutidos pela entidade no encontro geral que começará na sexta-feira, em Miami. O objetivo é avaliar avanços e retrocessos na liberdade de imprensa na América Latina nos últimos seis meses. O evento reunirá mais de 500 representantes de jornais e editoras durante uma semana.

Entre os tópicos a serem abordados e que preocupam a entidade estão a prisão de jornalistas independentes em Cuba, o fechamento da Radio Caracas Televisión em maio na Venezuela e o assassinato de oito jornalistas, além do desaparecimento de outros dois em diversas regiões da América Latina. Com informações do Estadao.com.