Sociedade Brasileira de Diabetes diz que matéria da Veja é sensacionalista
Sociedade Brasileira de Diabetes diz que matéria da Veja é sensacionalista
Sociedade Brasileira de Diabetes diz que matéria da Veja é sensacionalista
PorA Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) enviou, nesta terça-feira (31), nota em que se posiciona oficialmente em relação à matéria de capa da revista Veja desta semana.
Intitulada "Cura do Diabetes - a esperança está numa cirurgia", a matéria diz que um moderno procedimento cirúrgico no intestino é a nova arma na luta contra a doença. A reportagem, de sete páginas, também garante que os resultados do procedimento são "impressionantes", mesmo que a técnica ainda esteja em fase experimental.
Na nota, a SBD diz que a reportagem da Veja tem "causado expectativa positiva nos pacientes com diabetes devido ao seu caráter sensacionalista". Ela também defende que toda conduta médica precisa ser determinada pelo surgimento de "regras de evidência" e não embasada na experiência de apenas alguns médicos.
"Precisamos de informações que venham de estudos sistemáticos, reprodutíveis e sem conflitos de interesse [...] somente após os resultados destes estudos e, principalmente, de comprovada a sua reprodutibilidade, é que poderemos indicar novos procedimentos", declarou a entidade.
A sociedade ainda disse esperar que a "divulgação precoce e um público leigo de um procedimento ainda em fase experimental não estimule cirurgias desnecessárias e mal indicadas sob a expectativa de um milagre".






