Sob o comando de Jamil Chade, ESPN aposta em blog sobre os segredos olímpicos
Uma das emissoras a exibir os Jogos Olímpicos Rio2016, a ESPN Brasil tem apostado em reportagens que mostram o dia a dia dos atletas brasileiros, a evolução das obras na cidade do Rio de Janeiro e em mostrar os segredos por trás dos mais de cem anos do evento.
Para falar desses “segredos”, a emissora convocou o jornalista , correspondente do Estadão , para comandar um que terá como principal objetivo mostrar com ao longo de mais de cem anos de história, a Olimpíada deixou de ser apenas um evento esportivo, para se tornar em um ponto de transformação de cidades, criação de heróis, abertura de tensões políticas, movimentos com as sociedades, gerando dívidas impagáveis, além de ser capaz de promover ideologias.
Crédito:Reprodução Jamil Chade é responsável pelo blog Segredos do Esporte, no site da ESPN BrasilÀ IMPRENSA, João Palomino, vice-presidente de jornalismo e produção, comemora a iniciativa comandada por Chade, pois entende que resgatar o passado dos Jogos agrega a cobertura de Rio 2016. "O que existe de mais bonitos na Olimpíada não é só o que olhamos para frente, mas o que já viu de histórias emocionantes e grandes acontecimentos. A ESPN aposta muito na história humana, na história de superação e na própria história do mundo que pode ser contada usando também a Olimpíada como pano de fundo”, garante.
Chade explica que a página abordará aspectos que vão além das conquistas esportivas. " A Olimpíada é hoje o maior evento do mundo e, claro, com um forte componente político. Por isso, a meta é a de trazer os bastidores desses eventos e contar como a disputa por medalhas e sedes se transformou em estratégia de estado”.
A experiência do correspondente são trunfos para a ESPN no blog. "Jamil é um profissional com uma experiência enorme. Vivenciou Olimpíadas, é um estudioso do assunto e pode reavivar as histórias legais que podem ser contadas de novo”, diz Palomino.
Para o executivo da emissora, debater o esporte sob o viés da da política em torno do esporte, pode ser um diferencial da cobertura do evento no Rio de Janeiro. "Isso é notícia e tem de ser trazido à tona”.
No entanto Palomino defende que a ESPN não ficará presa em falar apenas dos problemas e mazelas do esporte. “Não podemos fechar os olhos para o que está acontecendo no Rio de Janeiro: atrasos de obras, superfaturamento, zica vírus, H1N1, medo dos estrangeiros de vir para cá etc. Mas vai acontecer na Olimpíada o que houve na Copa. Tenho certeza de que vai ser legal, que todo mundo vai se divertir e se lembrar dos grandes momentos, mas, inevitavelmente, o que existe também para ser discutido é o que vai acontecer no Brasil no pós-olimpíada”
O fato de Jamil morar na Suíça, onde fica a sede do Comitê Olímpico Internacional (COI), é outro ponto forte da parceria. “É um cara que traz muita informação, que abraça a equipe e, nesse período, se torna parte do time ESPN”, aponta Palomino.
A ideia da emissora é que o blog faça convergência de conteúdo com outros produtos da ESPN Brasil. “É um desafio interno, uma forma de ganhar relevância e conseguir fazer com que seus profissionais possam ser vistos independentemente da plataforma, é esse cross media entre as plataformas. Aposto muito em um blog que pode virar uma reportagem de TV, que pode virar um comentário, um quadro que leve a uma discussão, que pode ser tema de um debate. Essa seria a junção de todas as plataformas”, conclui.
Leia também
-
-
-






