Snowden participa de evento por videoconferência e promete novas revelações

O ex-analista da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA, na sigla em inglês), Edward Snowden, fez uma aparição surpresa por meio de teleconferência no evento TED 2014, no Canadá, na última terça-feira (18/3).

Atualizado em 20/03/2014 às 19:03, por Redação Portal IMPRENSA.

Ele afirmou que ainda possui informações secretas sobre os esquemas de espionagem dos EUA para revelar e que considera a possibilidade de voltar ao País.
Crédito:Reprodução Ex-agente da NSA diz que fará novas revelações sobre espionagem americana
Há dez dias, Snowden apareceu também virtualmente no evento South by Southwest, em Austin (Texas). De acordo com a agência EFE, o rosto do ativista surgiu desta vez em um monitor montado sobre um robô, operado por ele do outro lado do planeta.
Quando perguntado pelo moderador do evento sobre os mais de 1,7 milhão de documentos secretos adquiridos, dos quais apenas uma quantidade mínima veio a público, Snowden respondeu: "Definitivamente serão feitas mais revelações. Algumas das coisas mais importantes ainda precisam surgir".
O ex-analista afirmou que não se importa com a imagem que muitas pessoas fazem dele e se defendeu das acusações de traidor. "Se eu tivesse que me descrever, não usaria as palavras 'herói', 'patriota' ou 'traidor'. Eu diria que sou um americano, um cidadão, como todo mundo", disse.
Sobre a possibilidade voltar aos EUA, Snowden afirmou que aceitaria somente com a condição de receber anistia. "Não deixarei de trabalhar pelo interesse público para me beneficiar", afirmou.
Assista à conferência completa (em inglês):