Snowden obteve documento para entrar na Rússia, diz funcionário do aeroporto
Um funcionário do aeroporto de Sheremetyevo, em Moscou, afirmou nesta quarta-feira (24/7) que as autoridades russas aprovaram a emissão dos documentos necessários para que o ex-agente da NSA (Agência de Segurança Nacional), Edward Snowden, deixe o aeroporto em que está vivendo há mais de um mês e entre de fato no país.
Atualizado em 24/07/2013 às 14:07, por
Redação Portal IMPRENSA.
Crédito:Divulgação Ex-agente americano pode deixar aeroporto na Rússia
Segundo a Reuters, Snowden é o responsável por revelar a existência do Prism, programa que os EUA usam para monitorar dados de civis em sites como o Facebook e o Twitter. Após a revelação, o ex-agente fugiu dos EUA para Hong Kong e agora encontra-se em uma zona transitória no aeroporto de Sheremetyevo, em Moscou (Rússia).
Snowden já solicitou asilo para vários países alegando que sua vida corre perigo se voltar aos EUA. A Rússia concedeu asilo temporário ao analista de sistemas, que pretende ficar no centro do país até se sentir seguro para viajar à América Latina, onde tem propostas de asilo político permanente.
O funcionário disse que os documentos foram entregues ao aeroporto por meio de um advogado. Em sua chegada a Sheremetyevo, o advogado de Snowden, Anatoly Kucherena, não quis comentar o assunto.





