Snowden e jornalista britânico são agraciados com “Nobel Alternativo” de Direitos Humanos

Ex-agente da Agência de Segurança Nacional americana e o jornalista britânico foram agraciados com título honorário, sem dotação econômica.

Atualizado em 24/09/2014 às 17:09, por Redação Portal IMPRENSA.

O ex-analista da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Edward Snowden, foi agraciado na Right Livelihood Award 2014 com o prêmio “Nobel Alternativo” por denunciar a vigilância governamental americana, que "viola processos democráticos básicos e direitos constitucionais". O título anunciado nesta quarta-feira (24/9) têm caráter honorário, sem dotação econômica.
Crédito:Reprodução Repórter Alan Rusbridger também foi agraciado com Nobel de Direitos Humanos
Segundo o portal G1, o prêmio sueco reconhece os trabalhos de quem melhora a condição humana. Em comunicado, a fundação Livelihood Award afirma que Snowden foi escolhido "por sua coragem e habilidade ao revelar a amplitude sem precedentes de vigilância”. Exilado na Rússia desde 2013, ele receberá apoio financiado de forma legal do instituto, conforme revela a entidade em nota.
O jornalista britânico Alan Rusbridger também foi agraciado com o Right Livelihood Award 2014. Primeiro repórter que publicou os detalhes do esquema de espionagem americano baseando-se nos vazamentos de Snowden, o profissional de imprensa foi escolhido por "jornalismo responsável em interesse público". As matérias de Rusbridger sobre o caso foram veiculadas no Guardian .
Mais três personalidades foram agraciadas com o prêmio. São elas: a advogada paquistanesa Asma Jahanger, o ativista cingalês Basil Fernando e o ecologista norte-americano Bill McKibbben.