Snowden e Gleen Greenwald se encontram pela primeira vez após denúncias

“Ele está bastante feliz com o desenvolvimento das histórias”, conta David Miranda, que ajudou a divulgar os documentos obtidos por Snowden.

Atualizado em 22/05/2014 às 15:05, por Redação Portal IMPRENSA.

O jornalista e escritor Gleen Greenwald teve a oportunidade de falar com o ex-agente da Agência de Segurança Nacional norte-americana (NSA) Edward Snowden pela primeira vez após a denúncias sobre o programa de espionagem na web.

Crédito:Agência Brasil Jornalista e Snowden se encontram pela primeira vez após denúncias de espionagem
Segundo o Terra, David Miranda, companheiro do ex-repórter do Guardian que publicou os documentos vazados, contou como foi a reunião entre Greenwald e Snowden nesta quinta-feira (22/5) em Moscou, na Rússia. “Ele está bastante feliz com o desenvolvimento das histórias”, afirma.
Sempre ao lado do jornalista, Miranda descreveu os detalhes da reunião que também contou com a presença da documentarista norte-americana Laura Poitras, parceira de Gleen na organização das informações. Demonstrando felicidade com os efeitos produzidos com as revelações, Snowden pode perder o asilo político temporário concedido pelo presidente russo Vladimir Putin, pois sua validade vencerá no segundo semestre deste ano.
“Conversamos sobre a possibilidade de asilo político permanente no Brasil e também em outros países”, explicou o brasileiro, que ressalta a disposição do colega. Ao ser questionado se o ex-agente está apreensivo sobre seu futuro, ele afirma que Snowden não aparenta estar cansado. “Na verdade, ele está ótimo”, completa. Atualmente, David Miranda lidera uma campanha na Internet para que o Brasil conceda asilo ao analista. A petição já foi assinada por milhares de internautas e pode ser acessada no .