Snowden comenta grampo de Dilma e critica falta de chamadas não criptografadas

Edward Snowden, ex-agente da Agência de Segurança Nacional (NSA) e autor das revelações sobre espionagem digital de diversas autoridades, usou seu perfil no Twitter para comentar o grampo telefônico envolvendo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidente .

Atualizado em 18/03/2016 às 10:03, por Redação Portal IMPRENSA.

Crédito:Wikimedia commons Ex-agente da NSA não entende porque Dilma não criptografou comunicações Segundo G1, Snowden condenou Dilma por continuar fazendo chamadas não criptografadas, mesmo depois de saber que tinha sido espionada pelo governo americano há três anos. "'Going dark' é um conto de fadas: três anos após as manchetes de escuta de @dilmabr ela ainda está fazendo chamadas não criptografadas". "Going dark" é um termo que significa "ficando no escuro", geralmente usada para se referir ao uso de criptografia em comunicações.

"Going dark" is a fairy tale: 3 years after wiretap headlines, she's still making unencrypted calls.

— Edward Snowden (@Snowden)
Em 2013, com a ajuda do repórter Glenn Greenwald, o ex-agente revelou que a presidente Dilma foi alvo direto de espionagem da NSA. Na época, documentos ultrassecretos comprovaram que as comunicações de Dilma com seus principais assessores foram espionadas. Perseguido por espionagem e roubo de documentos propriedade do Estado, Snowden está refugiado na Rússia, evitando ser condenado a até 30 anos de prisão nos Estados Unidos.