Snowden afirma que revelou segredos sobre espionagem a jornalistas "destemidos"
Edward Snowden afirmou em uma entrevista divulgada na última terça-feira (13/8), que escolheu expor os detalhes da vigilância dos Estados Unidos a jornalistas que disseram não ter medo de assuntos polêmicos.
Ao The New York Times , Snowden disse que escolheu a documentarista Laura Poitras e o repórter do jornal britânico The Guardian , Glenn Greenwald, porque eles não se intimidaram diante do governo americano.
"Depois do 11 de setembro, muitas das agências de notícias americanas mais importantes deixaram de lado seu papel - a responsabilidade jornalística de desafiar os excessos do governo - devido ao medo de serem vistas como antipatrióticas e punidas no mercado durante um período de elevado nacionalismo", teria dito Snowden em uma conversa criptografada com o jornalista Peter Maass, do Sunday Times .
"Laura e Glenn estão entre os poucos que relataram sem medo temas polêmicos nesse período, mesmo diante de críticas pessoais, o que, inclusive, fez com que Laura se tornasse alvo dos próprios programas revelados recentemente", explicou.
Segundo a AFP, ele disse que quando encontrou os dois jornalistas em Hong Kong para a entrevista, percebeu que "eles estavam irritados por eu ser mais jovem do que o esperado, e eu estava incomodado porque eles chegaram muito cedo, o que atrapalhou a verificação inicial".
"Fiquei surpreso ao perceber que havia pessoas nas empresas jornalísticas que não sabiam que qualquer mensagem não criptografada enviada através da internet seria entregue a todos os serviços de inteligência do mundo. Na esteira das revelações deste ano, deve ficar claro que uma conversa não criptografada entre um jornalista e sua fonte é imperdoável e imprudente", acrescentou.
Leia também
-
-
-






