Snowden afirma que EUA seguem utilizando o mesmo sistema de espionagem de e-mails

O ex-técnico da agência de inteligência americana Edward Snowden afirmou que os serviços de espionagem do país continuam exatamente como antes.

Atualizado em 06/03/2015 às 14:03, por Redação Portal IMPRENSA.

O ex-agente também disse que pediu asilo à Suíça.

Crédito:Reprodução Agente afirma que EUA seguem espionando e-mails
"Obama tem o poder de acabar com os programas que monitoram todos os americanos. Para o benefício de todos, isso mandaria uma mensagem moral de que ‘tentamos isso e reconhecemos o erro'", declarou. Para o ex-analista da NSA, Washington não abandonou as práticas de espionagem.

Snowden também falou sobre ter pedido asilo à Suíça. Por já ter trabalhado no país – como membro da CIA -, ele acredita que seria uma boa opção política. ‘’A Suíça seria uma ótima solução política e, apesar do que os americanos dizem, seria algo aceitável para o governo dos EUA’’, disse.

O americano está exilado em Moscou desde 2013, quando revelou como Washington realizava o monitoramento de cidadãos e líderes políticos estrangeiros. Para diminuir a polêmica, que acabou gerando conflitos diplomáticos para o país – inclusive com o Brasil -, a Casa Branca anunciou que realizaria modificações em seu sistema de inteligência.