SJSP - Mil quilômetros e mais de 30 dias da largada Victal chega a Piúma(ES)

SJSP - Mil quilômetros e mais de 30 dias da largada Victal chega a Piúma(ES)

Atualizado em 04/11/2005 às 08:11, por Por: Sindicato dos Jornalistas de São Paulo.

Depois de andar mil quilômetros por 34 dias, o jornalista aposentado Manoel Barbosa Victal está passando hoje (3/11) pelo município de Piúma, no Espírito Santo. "Estou caminhando agora na Rodovia do Sol, que é bem mais segura do que a BR 101, onde o risco de atropelamento pelas carretas é permanente", disse Victal ao presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, Fred Ghedini, por telefone.

Victal saiu o dia 1o de outubro da Praça da Sé, em São Paulo, em direção à praça do mesmo nome em Salvador, numa caminhada que, além de pretender quebrar o recorde nesse tipo de esporte, tem dois significados: incentivar a prática de esportes para as pessoas idosas e comprovar que o jornalista só sobrevive aos difíceis desafios de sua vida profissional porque é um ser resistente. "Não tirei nenhum dia a camiseta da FENAJ", afirma Victal. A camiseta tem o lema "Sou jornalista, sou resistente", como parte da Campanha Nacional de Valorização do Jornalismo, da FENAJ e dos Sindicatos de Jornalistas do país.

Victal encontrou na estrada com o ciclista Elmo dos Santos, que está percorrendo toda a América Latina de bicicleta. Elmo saiu de Salvador em 10 de dezembro de 2001, já foi até o México e está nos 1,2 mil quilômetros finais de seu desafio de 34 mil quilômetros. Mais jovem que Victal - este tem 68 anos, enquanto o ciclista tem 37 -, Elmo pretende acompanhar o jornalista aposentado na segunda metade do seu desafio, até Salvador. "É uma companhia excelente, porque ele tem mais desenvoltura para falar com as pessoas, enquanto eu sou mais fechado. Assim, conseguimos ir atrás dos apoios com mais rapidez e eficácia", avalia Victal.

"Só me arrependo de não ter trazido uma câmara digital ou uma filmadora", reclama o jornalista, que tem passado por situações marcantes e paisagens belíssimas. No entanto, tudo está sendo devidamente registrado em seus cadernos de nota, para que, no final, o jornalista possa escrever um livro do resultado da sua aventura.

Enquanto lida com os problemas do dia-a-dia de andar à beira das estradas, Victal lembra que continuam as dificuldades financeiras. "Não tenho dinheiro para quase nada. Agora mesmo o veículo de apoio está parado, sem combustível,. Mas tenho toda a disposição e vou até o fim nesse disafio", disse Victal. Quem puder apoiar financeira o jornalista em seu desafio pode depositar qualquer quantia na conta corrente 26320-6, agência 0297-6 do Banco do Brasil.